Na última semana, a Embraer entregou à Horizon Air, subsidiária de voos regionais da Alaska Airlines, um jato E175 com pintura retrô em alusão ao antigo layout de cores usado pela empresa dos Estados Unidos.
Este foi o 31º modelo do tipo incorporado pela Horizon Air, que não recebia um novo jato da fabricante brasileira desde 2019. A companhia regional, que ainda tem mais 19 aeronaves E175 encomendados, passa atualmente por um processo de renovação de frota. A empresa pretende desativar todos os seus 17 turboélices DHC Dash 8-400 e substituí-los pelo jato da Embraer.
A pintura aplicada no E175, embora tenha o logotipo da Alaska Airlines, remete às cores usadas pela Horizon Air em seus primeiros anos de atividades. A companhia, fundada em 1981, iniciou suas operações com turboélices Fairchild F-27 (versão do Fokker F27 Friendship que foi fabricada sob licença nos EUA).
Outro detalhe que celebra o passado da companhia aérea está em seu registro N652MK. O MK é uma referência às iniciais do nome do fundador da Horizon Air, Milt Kuolt, que faleceu em 2008.
O E175 é o jato comercial mais vendido da Embraer em sua história, com 817 pedidos firmes de 26 clientes, a maioria companhias aéreas regionais dos EUA, por ser o único avião em produção que atende às cláusulas de escopo que vigoram no país. A próxima geração da aeronave, o E175-E2, não atende aos requisitos da aviação regional dos EUA, o que influenciou em grande parte o congelamento do projeto em fevereiro deste ano.