Embraer entrega o primeiro Phenom 100EV

Nova versão do jato executivo traz evoluções que melhoram o desempenho da aeronave em condições de alta temperatura e aeroportos elevados
O Phenom 100EV é o produto mais recente da Embraer Aviação Executiva (Divulgação)
O Phenom 100EV é o produto mais recente da Embraer Aviação Executiva (Divulgação)
O Phenom 100EV tem alcance de 2.182 km, com quatro passageiros e reservas de combustível (Embraer)
O Phenom 100EV tem alcance de 2.182 km, com quatro passageiros e reservas de combustível (Embraer)

A Embraer entregou o primeiro jato Phenom 100EV, no dia 31 de março, para um cliente não revelado dos Estados Unidos. A nova aeronave foi certificada pela ANAC, no Brasil e a americana FAA. Evolução do Phenom 100, que chegou ao mercado em 2008, a nova opção oferece um desempenho superior com novos equipamentos de voo e motores modificados.

“A chegada do Phenom 100 ao mercado em 2008 estabeleceu um novo padrão para a indústria, elevando as expectativas dos clientes a respeito de um jato executivo leve”, disse Michael Amalfitano, CEO da Embraer Aviação Executiva. “A evolução do nosso primeiro projeto totalmente dedicado para a aviação executiva reflete nosso comprometimento em ouvir os clientes para continuar oferecendo aeronaves revolucionárias e com mais valor para o mercado”.

A nova versão do Phenom 100 é equipada com suíte aviônica “Prodigy Touch”, que foi apresentada ao mercado pelo jato Phenom 300. Já os motores PW617F1-E da Pratt & Whitney, do Canadá, modificados, oferecem mais velocidade e desempenho superior, principalmente em operações em aeroportos localizados em grandes altitudes e elevadas temperaturas.

Phenom “alpinista”

Quanto maior a altitude, menor é a densidade do ar. Quando um avião decola ou pousa em um local alto, as condições de aceleração e controle da aeronave mudam em relação quando realizadas em média altitude ou ao nível do mar.

Os motores do Phenom 100EV, com 1.730 libras de empuxo, permite ao jato voar a velocidade de cruzeiro de 730 km/h e com até 15% mais empuxo em regiões com altas temperaturas e aeroportos localizados em grandes altitudes. Com essa modificação, a aeronave ganha em autonomia e velocidade de subida.

Segundo a Embraer, a nova versão do Phenom tem alcance de 2.182 km, com quatro passageiros e reservas de combustível.

Veja mais: Novo Boeing 787-10 realiza voo inaugural nos EUA

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  1. Muito boa matéria. Pouca genete conhece a nosa versão EV.
    Aliás, muito o site de novos de maneira geral. Bom voo!

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