A Embraer entregou nessa terceira-feira (13) o primeiro E175-SC à companhia aérea SkyWest Airlines, dos Estados Unidos. O modelo é uma nova versão do E175 de primeira geração, mas com a “Configuração Especial” de 70 assentos, e não a cabine típica para 76 passageiros. O lançamento da nova opção do jato regional foi anunciado pela fabricante em setembro de 2017, quando a empresa americana assinou o acordo para adquirir 14 aeronaves.
A SkyWest é uma empresa aérea que trabalha somente com parcerias, ficando responsável pela parte operacional da frota, enquanto os parceiros, no caso outras companhias aéreas, lidam com a parte de marketing e vendas dos voos. Por esse motivo, os E175-SC encomendados serão operados com as cores da Delta Connection, a divisão de voos regionais da Delta Airlines.
Em entrevista ao Flight Global em setembro do ano passado, Charlie Hillis, diretor de marketing e vendas da Embraer na América do Norte, declarou que a empresa estava estava em discussões com outras companhias aéreas sobre o E175-SC. Por hora, a SkyWest é o único cliente da nova versão.
Ainda a mesma publicação, Hillis também afirmou que existe um bom mercado para o E175-SC. “Acreditamos que a maior oportunidade é o segmento de 70 assentos. Hoje existem mais de 300 dessas aeronaves na América do Norte”, disse o executivo da Embraer em setembro. “Muitos são velhos e precisam ser substituídos. Temos a ferramenta perfeita para isso”.
O E175 com a configuração para 70 passageiros ainda obedece as regras da aviação norte-americana, que divide os aviões com configurações de 70 e 76 assentos em classes distintas. O E175-SC obedece a “cláusica de escopo” entre as companhias aéreas que operam com parceiros e os sindicatos de pilotos nos EUA, que prevê restrições sobre o número de aeronaves que cada categoria pode operar.
SkyWest has taken delivery of our first E175 SC this past weekend!
N262SY is part of the 45 aircraft announced in the fall of 2017. The E175 SCs are configured in a 70-seat layout & will be operating as Delta Connection.
Start your career at SkyWest: https://t.co/uXn6843qie pic.twitter.com/DLMBxepAjA
— SkyWest Airlines (@SkyWestAirlines) 13 de março de 2018
A nova versão E175-SC também é visto como espécie de substituto para o E170, o menor jato da família da família E-Jets da Embraer, mas que não será continuado na nova geração E2. Além disso, o modelo SC pode ser convertido para 76 assentos.
O principal concorrente do E175-SC no mercado norte-americano de 70 assentos é o CRJ700, da Bombardier. O jato canadense é o líder dessa categoria nos EUA, com 264 unidades em operação, contra 60 jatos E170, como aponta contagem do Flight Fleets Analyzer.
A mesma pesquisa ainda aponta que 80% desses aviões tem mais de 10 anos, e cerca de 50 deles já passaram dos 15 anos.
Outra fabricante interessada nesse filão nos EUA é a Mitsubishi Aircraft com o MRJ70, ainda em fase desenvolvimento. Segundo a empresa japonesa, a entrega do primeiro modelo desse tipo está programada para 2021.
Veja mais: Embraer apresenta primeiro E190-E2 de série