A Embraer entregou nesta segunda-feira (23) o primeiro jato executivo Praetor 500 do mundo, pouco mais de um ano após seu lançamento na feira de aviação de negócios NBAA-BACE, em Las Vegas. O operador de lançamento da aeronave é a Flexjet, dos EUA que gerencia aviões particulares e os oferece aos clientes por meio de propriedade compartilhada.
O acordo da Embraer com a Flexjet inclui uma frota de até 64 jatos executivos composta pelos novos modelos Praetor 500 e Praetor 600 e o Phenom 300. O negócio é avaliado em US$ 1,4 bilhão.
“Como primeiro cliente frotista dos jatos executivos Praetor, a Flexjet, mais uma vez, estará à frente no mercado de propriedade compartilhada com a introdução do mais moderno jato médio existente”, afirma Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.
A parceria entre a Embraer e a Flexjet teve início em 2003, quando a Flight Options, empresa que passou a fazer parte do grupo Flexjet em 2015, se tornou a primeira prestadora de propriedade compartilhada a introduzir o jato executivo Legacy 500. A frota do grupo tem hoje 23 aeronaves da fabricante brasileira (17 Legacy 450, quatro Legacy 500, um Phenom 300 e um Praetor 500).
“O Praetor 500 oferecerá ainda mais desempenho para os clientes da Flexjet do que os já conhecidos Legacy 450. Refletindo nosso comprometimento de operar a mais nova e moderna frota do mercado, começaremos a modificar todos os nossos Legacy 450 para o padrão do Praetor 500”, disse Michael Silvestro, CEO da Flexjet.
Os novos modelos Praetor da Embraer são os jatos executivos da categoria “supermédio” com o maior alcance de voo do mundo. Segundo dados da fabricante, o Praetor 600 tem alcance intercontinental de 7.441 km, enquanto o Praetor 500 tem autonomia máxima de 6.019 km.
As aeronaves também são as únicas do segmento equipadas com controles full fly-by-wire (100% eletrônicos) e o sistema de redução ativa de turbulência, tecnologias que tornam o voos mais confortáveis e eficientes.
Veja mais: Embraer apresenta novo “avião-radar” baseado no Praetor 600
Parabéns Embraer, vendida pra iniciativa privada; você nos dá orgulho.
Continuem assim…. Fron Brazil.
Só para avisar aos desinformados! A Divisão de Jatos executivos e da aviação Militar NÃO foi vendida a Boeing!!!
Continua sendo a boa e velha Embraer! ??