A aeronave multimissão KC-390 da Embraer iniciou nesta quarta-feira (4) oficialmente sua carreira militar. A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu hoje seu primeiro exemplar do novo cargueiro. A cerimônia de entrega do avião foi realizada na Ala 2, em Anápolis (GO), e contou a presença do presidente da república Jair Bolsonaro e autoridades do Ministério da Defesa e Aeronáutica. No próximo sábado, a aeronave vai participar dos festejos do 7 de Setembro em Brasília (DF).
A FAB vai receber um total de 28 aeronaves até 2024. A fase inicial do projeto consumiu R$ 2 bilhões e mais adiante, para confirmar a encomenda dos aviões, a Aeronáutica investiu mais R$ 7,2 bilhões. Outro país que também comprou o KC-390 foi Portugal, que é um dos parceiros estratégicos do programa – Argentina e República Tcheca também participam do projeto.
A entrega do primeiro KC-390 é a materialização do projeto iniciado pela Embraer em parceria com a FAB em 2009, embora tenha acumulado três anos de atraso. A demora ocorreu por conta da crise econômica, que fez o governo atrasar os pagamentos para o desenvolvimento do avião, e um grave incidente, em novembro de 2018, no qual primeiro protótipo da aeronave ficou danificado e foi afastado temporariamente da campanha de testes.
Posteriormente, em maio de 2018, esse mesmo protótipo do KC-390 sofreu uma excursão de pista e ficou irrecuperável. Para não afetar a campanha de certificação, a Embraer terminou os testes utilizando a primeira aeronave de série da FAB, justamente o modelo que foi entregue hoje. O avião recebeu a certificado da Agência Nacional de Aviação Civil em outubro do ano passado.
O Presidente da República @jairbolsonaro, acompanhado do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronáutica, entre outras autoridades, realizam o batismo do KC-390. #oFuturoéAgora #KC390 #FAB #Dimensão22 #Brasil #oKC390chegou @embraer @DefesaGovBr pic.twitter.com/JEGHyH4mMi
— Força Aérea Brasileira ?? (@portalfab) September 4, 2019
Avião Multimissão
O objetivo da FAB ao adquirir o KC-390 é substituir a antiga frota de turbo-hélices Lockheed Martin C-130 Hercules, que operam no Brasil desde 1964. O avião da Embraer foi projetado para cumprir as mesmas missões do antigo cargueiro norte-americano, mas com desempenho e capacidades superiores.
O KC-390 supera o Hercules em velocidade máxima (870 km/h contra 660 km/h), altitude de voo (11 mil metros contra 8.600 m) e capacidade de carga (26 toneladas contra 22,6 ton). Já o alcance da aeronave varia de acordo com a carga que ela transporta: voando vazio o cargueiro da Embraer é capaz de percorrer 6.130 km e carregando 26 toneladas a autonomia é reduzida para 2.820 km.
Segundo dados da Embraer, o KC-390 pode transportar até 80 soldados (ou 64 paraquedistas), três veículos blindados ou um helicóptero Black Hawk H-60. Entre as missões que o avião pode cumprir estão lançamentos aéreos de cargas, combate a incêndios, evacuação médica, busca e salvamento e reabastecimento em voo.
Boeing vai ajudar a vender o KC-390
O KC-390 é um produto da Embraer Defesa & Segurança, divisão da Embraer que não foi vendida à Boeing. Entretanto, as duas fabricantes vão criar no próximo ano uma joint-venture para oferecer suporte de manutenção e promover a venda da aeronave em outros países. Nesse negócio a Embraer terá 51% de participação e o restante ficará com a Boeing.
Além de suprir a necessidade da FAB, a Embraer também nutre grandes expectativas com o KC-390. A fabricante quer transformar seu novo cargueiro militar em referência no segmento hoje dominado pelo C-130 Hercules, que está no mercado desde a década de 1950 e soma mais de 2.700 unidades produzidas.
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