Escola de pilotos da Etihad recebe primeiro Phenom

Academia de pilotos da companhia árabe assinou contrato para adquirir quatro jatos da Embraer
Avião-escola: o Phenom 100E possui as mesmas tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos 'cadetes' (Embraer)
Avião-escola: o Phenom 100E possui as mesmas tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos ‘cadetes’ (Embraer)
Avião-escola: o Phenom 100E possui as mesmas tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos 'cadetes' (Embraer)
Avião-escola: o Phenom 100E tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos ‘cadetes’ (Embraer)

A Embraer Aviação Executiva entregou o primeiro Phenom 100E para a Etihad Flight College, a escola de pilotos da companhia Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos. A aeronave chegou ontem à cidade de Al Ain, sede da academia de treinamento da empresa.

“Desenvolvido para alta utilização, com um cockpit de fácil manuseio e excelentes características de voo, o Phenom 100E tem sido considerado a melhor escolha por companhias aéreas para preparação de seus pilotos para operação de jatos multimotor,” disse Marco Tulio Pellegrini, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “É uma satisfação iniciar as entregas de Phenom 100E para a Etihad Flight College, que será a primeira escola de aviação a utilizar a aeronave na fase inicial de treinamento.”

Embraer e Etihad Flight College anunciaram um contrato para quatro Phenom 100E em junho de 2015. Uma segunda aeronave está prevista para chegar à sede da academia no fim deste mês. Os outros dois jatos, segundo a fabricante brasileira, serão entregues no início de 2017.

“A tecnologia, desempenho e confiabilidade similares aos aviões comerciais fazem do Phenom 100E a aeronave ideal para treinamento inicial de preparação dos nossos estudantes para operação em rotas”, disse Philip Chandler, gerente-geral do Etihad Flight College.

Mais pedidos!

A Embraer conta atualmente com mais de 20 pedidos jatos Phenom 100E com propósito de treinamento de pilotos. Recentemente, o modelo foi selecionado para realizar o treinamento dos pilotos das forças armadas do Reino Unido. O contrato assinado com a Affinity Flight Training Services prevê a aquisição de cinco aeronaves para o programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da Defesa do Reino Unido.

A aeronave da Embraer também é utilizada em escolas de voo e instruções nos Estados Unidos, Finlândia e Austrália. De acordo com a fabricante, uma frota de mais de 330 jatos executivos Phenom 100 está em operação em todo o mundo.

O Phenom 100E, menor jato executivo da Embraer, leva até sete passageiros (Embraer)
O Phenom 100E, menor jato executivo da Embraer, leva até sete passageiros (Embraer)

Jatinho com tecnologia de jatão

Segundo dados da Embraer, o Phenom 100E tem alcance de 2.182 km e alcança a velocidade máxima de 720 km/h. A aeronave é impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F-E com 1.695 libras de empuxo cada. O grande diferencial da aeronave é a filosofia de cockpit similar aos dos aviões comerciais.

A cabine do Phenom possui alguns dos equipamentos mais avançados da aviação (Embraer)
A cabine do Phenom possui alguns dos equipamentos mais avançados da aviação (Embraer)

O jato executivo da Embraer ainda é homologado para ser comando por apenas um piloto. O Phenom 100E pode transportar até sete passageiros, enquanto a versão “300”, ligeiramente maior, leva oito ocupantes e por maiores distâncias: o Phenom 300 tem alcance de 3.100 km.

Veja mais: Executivo “popular”, primeiro jato da Cirrus estreia neste mês

Total
0
Shares
Previous Post
Concepção artística da patente registrada pela Boeing. Será que funciona? (Patent Yogi)

Boeing quer construir avião solar que voa durante anos

Next Post
A Flyways possui apenas duas aeronaves em sua frota, ambos ATR 72 (Flyways)

Flyways é intimada a devolver aeronave

Related Posts
Total
0
Share