A Embraer Aviação Executiva entregou o primeiro Phenom 100E para a Etihad Flight College, a escola de pilotos da companhia Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos. A aeronave chegou ontem à cidade de Al Ain, sede da academia de treinamento da empresa.
“Desenvolvido para alta utilização, com um cockpit de fácil manuseio e excelentes características de voo, o Phenom 100E tem sido considerado a melhor escolha por companhias aéreas para preparação de seus pilotos para operação de jatos multimotor,” disse Marco Tulio Pellegrini, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “É uma satisfação iniciar as entregas de Phenom 100E para a Etihad Flight College, que será a primeira escola de aviação a utilizar a aeronave na fase inicial de treinamento.”
Embraer e Etihad Flight College anunciaram um contrato para quatro Phenom 100E em junho de 2015. Uma segunda aeronave está prevista para chegar à sede da academia no fim deste mês. Os outros dois jatos, segundo a fabricante brasileira, serão entregues no início de 2017.
“A tecnologia, desempenho e confiabilidade similares aos aviões comerciais fazem do Phenom 100E a aeronave ideal para treinamento inicial de preparação dos nossos estudantes para operação em rotas”, disse Philip Chandler, gerente-geral do Etihad Flight College.
Mais pedidos!
A Embraer conta atualmente com mais de 20 pedidos jatos Phenom 100E com propósito de treinamento de pilotos. Recentemente, o modelo foi selecionado para realizar o treinamento dos pilotos das forças armadas do Reino Unido. O contrato assinado com a Affinity Flight Training Services prevê a aquisição de cinco aeronaves para o programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da Defesa do Reino Unido.
A aeronave da Embraer também é utilizada em escolas de voo e instruções nos Estados Unidos, Finlândia e Austrália. De acordo com a fabricante, uma frota de mais de 330 jatos executivos Phenom 100 está em operação em todo o mundo.
Jatinho com tecnologia de jatão
Segundo dados da Embraer, o Phenom 100E tem alcance de 2.182 km e alcança a velocidade máxima de 720 km/h. A aeronave é impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F-E com 1.695 libras de empuxo cada. O grande diferencial da aeronave é a filosofia de cockpit similar aos dos aviões comerciais.
O jato executivo da Embraer ainda é homologado para ser comando por apenas um piloto. O Phenom 100E pode transportar até sete passageiros, enquanto a versão “300”, ligeiramente maior, leva oito ocupantes e por maiores distâncias: o Phenom 300 tem alcance de 3.100 km.
Veja mais: Executivo “popular”, primeiro jato da Cirrus estreia neste mês