A Embraer anunciou nesta segunda-feira (22) que entregou recentemente o primeiro jato executivo Praetor 500 para um cliente no Brasil. Com este marco, todo o portfólio de produtos da Embraer Aviação Executiva agora está em operação no País. A identidade do comprador da aeronave não foi divulgada pela fabricante.
“Estamos orgulhosos em entregar o primeiro Praetor 500 no Brasil, o principal mercado de aviação executiva da América Latina”, disse Gustavo Teixeira, VP de Vendas da Embraer para a América Latina. “O Praetor 500 apresenta a tecnologia mais avançada, conforto superior e uma versatilidade operacional única, o que permitirá ao nosso novo cliente fazer voos mais longos e operar em pequenos aeródromos.”
O Praetor 500 é atualmente o jato executivo de médio porte mais veloz e que apresenta a maior autonomia do mercado, com alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros. O modelo também é único da categoria equipado com controle de voo totalmente fly-by-wire, bem como o sistema de redução ativa de turbulência.
De acordo com a Embraer, o Praetor 500 é capaz de voar direto de São Paulo a San Juan (Porto Rico), de Manaus a Nova York (EUA) ou de Natal a Lisboa (Portugal). A fabricante ainda destaca que o jato pode acessar aeroportos restritos e um número maior de destinos. Pode voar, por exemplo, dos aeroportos de Angra dos Reis ou de Jacarepaguá a Brasília com oito passageiros.
Em tempos de pandemia, a Embraer atualizou no ano passado os jatos da família Praetor com filtros HEPA que remove 99,97% das bactérias do ar na cabine e a tecnologia MicroShield360, que inibe o crescimento de micróbios da cabine. Como opcional, o lavabo pode receber uma porta de abertura e fechamento elétrico, o que reduz os pontos de contatos.
Veja mais: Companhias aéreas incomuns e estranhas que realmente existiram