A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no sábado (19), a quarta aeronave multimissão KC-390 Millennium da Embraer. Assim como as unidades já entregues, o novo aparelho com matrícula FAB 2856 será operado pelo Esquadrão Zeus (1° GTT), baseado na Ala 2, em Anápolis (GO).
“Recebemos, com grande satisfação, mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, celebrou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
O FAB 2856 é o segundo KC-390 recebido pela FAB neste ano. Os dois primeiros aviões foram entregues pela Embraer em 2019. Ao todo, o pedido da Aeronáutica compreende 28 aeronaves.
Durante um seminário sobre defesa realizado em Brasília (DF) no mês passado, o Comandante da Aeronáutica detalhou o cronograma de entregas do KC-390 para os próximos anos. Segundo o militar, a FAB espera receber mais três aeronaves em 2021, três em 2022, quatro em 2023, três em 2023, quatro em 2025, quatro em 2026 e três em 2027.
Além dos aviões encomendados pela FAB, outros clientes confirmados do KC-390 são Portugal, com um pedido de cinco aeronaves, e a Hungria, que no mês passado confirmou a aquisição de dois aparelhos.
Parceiros estratégicos do programa, Argentina e República Tcheca assinaram cartas de intenção de compra de seis e duas aeronaves, pela ordem, mas ainda não firmaram acordos com a Embraer para efetivar os pedidos.
KC-390 em ação
Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte logístico, movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves na missão de assistência humanitária no Líbano, em agosto deste ano.
Veja mais: FAB recebe segundo “avião-radar” E-99M modernizado