A Embraer entregou nesta quarta-feira (20) o sétimo é último caça AF-1 atualizado à Marinha do Brasil. O programa foi iniciado em 2009 e previa a modernização de 12 jatos A-4 Skyhawk, que foram adquiridos do Kuwait nos anos 90.
Ao todo, foram atualizados cinco AF-1B monopostos e dois AF-1C bipostos que receberam novos sistemas de navegação, armamentos, geração de energia, computadores, comunicação tática e sensores, incluindo um radar multímodo de última geração e um novo sistema operacional. A Embraer também forneceu à Marinha um simulador de voo para facilitar o treinamento de pilotos e ampliar a segurança operacional.
Os A-4 estão baseados em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e chegaram a fazer parte da ala embarcada no porta-aviões A12 São Paulo, desativado em 2017. Ao todo, o Marinha do Brasil adquiriu 23 aeronaves.
Entre a lista de equipamentos do caça, a Marinha do Brasil destaca o emprego do radar israelense EL/M 2032, que pode realizar buscas ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, além de ter a capacidade para rastrear 64 alvos marítimos simultaneamente a uma distância de até 256 km – no modo ar-ar o alcance do radar é de 128 km. Os caças atualizados pela Embraer também podem utilizar mísseis mais avançados e “bombas inteligentes”, segundo a força naval.
A aeronave de registro N-1004 entregue para a Marinha do Brasil é provavelmente o último A-4 do mundo que passa por um processo de modernização. Além do Brasil, o jato subsônico da McDonnell Douglas também permanece em serviço na força aérea da Argentina.