Há pouco mais de 45 dias, a Embraer confirmou que mantinha sua meta de entregar entre 60 e 70 jatos comerciais em 2022. Tratava-se, no entanto, de um enorme desafio para a empresa já que até ali apenas 32 aviões haviam sido enviados aos clientes.
AIRWAY tem acompanhado as entregas da fabricante desde então, monitorando decolagens da sede da empresa em São José dos Campos (SP) e registros de voo. A constatação, ainda não definitiva, é que a Embraer chegou perto de conseguir o feito, sobretudo após entregar ao menos 20 aviões apenas em dezembro – confira lista no final do texto.
Segundo os dados coletados, foram entregues no 4º trimestre 27 jatos comerciais – 14 E175, três E190 e dez E195-E2. Com isso, o total de 2022 teria atingido 54 aeronaves, ou seja, seis a menos que a previsão mais pessimista.
Vale observar que o processo de entrega de uma aeronave comercial é um tanto complexo. Há todo um ritual que muitas vezes leva dias para ser concluído, como ocorreu com os primeiros E195-E2 da Porter Airlines, entregues em cerimônia em 21 de dezembro, mas que só partiram para o Canadá na semana seguinte.
Portanto, a Embraer pode ter entregado mais aviões, porém, sem que tenha sido possível confirmá-los por fontes seguras. Muitos dos voos de entregas também não exibem o modelo, registro ou proprietário da aeronave em rastreamentos de ADS-B, dificultando esse trabalho.
Revoada entre o Natal e o Ano Novo
O pico do envio de aviões ocorreu entre o Natal e o Ano Novo, quando 11 jatos teriam deixado São José dos Campos, incluindo os três últimos E190 produzidos, que seguiram para o Egito com diferença de horas.
A Azul concluiu o recebimento de quatro E195-E2 no trimestre com a entrega da aeronave de registro PS-AEN, elevando a frota para 14 jatos, mesmo total da KLM Cityhopper, outra a ser brindada com uma entrega em dezembro.
Completaram a lista vários E175 recebidos pelas empreas aéreas regionais dos EUA como Envoy Air (American), Republic Airlines (United Express), Skywest (Delta Connection) e Horizon Air (Alaska Air).
Números positivos, apesar de fora da meta
Se os números forem confirmados pela empresa, o que deve ocorrer apenas no final de fevereiro, a Embraer terá o que comemorar, a despeito de supostamente não ter atingido a meta.
Com 54 aeronaves comerciais entregues, a fabricante brasileira terá ampliado o volume em 13% em relação a 2021, quando entregou 48 jatos – em 2020, no pico da pandemia, foram somente 44 aviões.
Embora ainda esteja longe dos tempos áureos, quando entregava mais de 100 jatos por ano, a Embraer está enfrentando uma crise mundial de falta de componentes, que tem atrapalhado sua recuperação, assim como de Boeing e Airbus.
Some-se a isso a problemas com mão de obra, sobretudo de tripulantes, nas companhias aéreas, e temos um cenário bastante desafiador e que deve se repetir em 2023, talvez em menor escala.
Data de entrega/Traslado | Modelo | Número de série | Proprietário | Registro | Pintura |
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11/out | E195-E2 | 19020077 | Azul | PS-AEI | |
24/out | E175 | 17000921 | Skywest | N320SY | Delta Connection |
28/out | E175 | 17000922 | Skywest | N322SY | Delta Connection |
04/nov | E175 | 17000923 | Skywest | N323SY | Delta Connection |
23/nov | E195-E2 | 19020079 | Azul | PS-AEJ | |
24/nov | E175 | 17000929 | Horizon Air | N652MK | Alaska Air |
29/nov | E175 | 17000924 | Republic Airlines | N753YX | United Express |
02/dez | E175 | 17000926 | Republic Airlines | N754YX | United Express |
02/dez | E195-E2 | 19020081 | Azul | PS-AEK | |
13/dez | E175 | 17000927 | Republic Airlines | N755YX | United Express |
15/dez | E195-E2 | 19020083 | Azul | PS-AEL | |
16/dez | E195-E2 | 19020084 | KLM Cityhopper | PH-NXN | |
20/dez | E175 | 17000928 | Republic Airlines | N756YX | United Express |
21/dez | E195-E2 | 19020069 | Porter Airlines | C-GKQJ | |
22/dez | E195-E2 | 19020071 | Porter Airlines | C-GKQL | |
24/dez | E175 | 17000930 | Horizon Air | N653QX | Alaska Air |
27/dez | E175 | 17000925 | Skywest | N324SY | Delta Connection |
28/dez | E190 | 19000774 | CIAF Leasing | SU-BVI | Air Cairo |
28/dez | E190 | 19000775 | CIAF Leasing | SU-BVG | Air Cairo |
29/dez | E195-E2 | 19020070 | Porter Airlines | C-GKQK | |
29/dez | E195-E2 | 19020088 | Azul | PS-AEN | |
30/dez | E175 | 17000931 | Envoy Air | N303DD | American Eagle |
30/dez | E175 | 17000932 | Envoy Air | N304KM | American Eagle |
30/dez | E175 | 17000934 | Envoy Air | N305CL | American Eagle |
30/dez | E190 | 19000776 | CIAF Leasing | SU-BVH | Air Cairo |
30/dez | E195-E2 | 19020072 | Porter Airlines | C-GKQM | |
31/dez | E175 | 17000933 | Horizon Air | N654QX | Alaska Air |
Parabéns EMBRAER, competente empresa brasileira, “orgulho do nosso Brasil”. Hoje, vemos como foi lúcido o não acordo com Boeing sobre Joint Venture, a base de participação comercial de 20%, apenas. Você EMBRAER É 100%, não merece migalhas dos 20%.
Ricardo, tudo bem? Obrigado pelo texto!
Conseguiria compartilhar o site que vc usa pra rastrear os voos que saem de SJC?
Um abraço!
O título da reportagem, além mal escrito, é dúbio