Embraer entregou o 100º jato da nova família E2 de aviões comerciais

Centésimo avião foi entregue para a Binter Canarias na terça-feira, 19 de dezembro. Modelo E195-E2 lidera entregas com 82 aviões
E195-E2 da Binter Canarias (Mark Murdock)

Foram cinco anos, oito meses e 15 dias até que a nova família de jatos E2, da Embraer, atingisse um marco importante. Nesta terça-feira, 19 de dezembro, o 100º avião de nova geração foi entregue pela fabricante, um E195-E2 para a Binter Canarias, segundo informações extraoficiais.

Desde a primeira entrega de um E190-E2, no começo de abril de 2018, para a companhia aérea norueguesa Widerøe, a Embraer tem superado vários obstáculos para colocar seus novos e mais modernos aviões comerciais em serviço.

Em 2020, por exemplo, a pandemia do coronavírus fez a linha de montagem praticamente parar, por conta das restrições sociais que derrubaram a demanda de voos de passageiros.

Depois, problemas na cadeia de suprimentos atrasaram a retomada, afetada ainda pela demora da Pratt & Whitney em solucionar falhas do motor GTF que equipa os jatos E2.

Além disso, a Embraer ainda enfrentou um divórcio amargo da Boeing, no que poderia ter sido uma parceria de sucesso, capaz de enfrentar a Airbus de igual para igual.

O E190-E2 é o primeiro avião a jato da Widerøe, empresa que já tem mais de 80 anos de mercado (Thiago Vinholes)
A Widerøe foi a primeira empresa aérea a receber um E2, em abril de 2018 (Thiago Vinholes)

Mas a empresa brasileira aos poucos têm colocado a casa em ordem e começa a se beneficiar dos frutos da nova fase.

A família E2, formada pelos jatos E175-E2, E190-E2 e E195-E2, chegou ao mercado com a proposta de oferecer um custo operacional mais baixo, maior capacidade e desempenho.

Cliente E190-E2 E195-E2 Total
Air Astana 5 5
Air Peace 5 5
Azul 20 20
Binter 6 6
Helvetic 8 4 12
KLM 18 18
Pionair 1 1
Placar 1 1
Porter 26 26
TUI 3 3
Wideroe 3 3
Total 18 82 100

O modelo E175-E2, no entanto, está suspenso porque dependia do relaxamento das cláusulas de escopo estabelecidades entre as companhias aéreas dos EUA e o sindicato de pilotos. Como isso não ocorreu, a aeronave é muito pesada para ser operada pelas regionais norte-americanas.

A versão intermediária E190-E2, primeira a estrear, teve até aqui pouca demanda. Até o 3º trimestre de 2023, existiam apenas 34 pedidos firmes por ela. Atualmente, há 18 jatos em operação, incluindo o E190-E2 da Placar Linhas Aéreas, usado pelo time de futebol do Palmeiras.

O primeiro E195-E2 do mundo foi entregue para a Azul em setembro de 2019 (Thiago Vinholes)

E195-E2 mostra potencial de vendas

É o E195-E2, portanto, que tem mostrado um desempenho promissor de vendas. A aeronave com capacidade para até 146 passageiros é o maior jato comercial já desenvolvido pela Embraer.

Ele tem disputado pedidos com o Airbus A220, um concorrente difícil, seja por seu alcance maior ou pela força comercial da fabricante europeia. Mas ainda assim o E195-E2 tem conquistado vários clientes, tendo até aqui 246 encomendas firmes.

Pelo levantamento feito por Airway, foram entregues 82 E195-E2 desde setembro de 2019, quando a Azul Linhas Aéreas recebeu o primeiro deles no mundo.

A Porter Airlines já conta com 26 jatos E195-E2 na frota (PA)

Novos clientes em 2024

A maior operadora dos E2, no entanto, é a canadense Porter Airlines, que tinha 26 E195-E2 em sua frota até esta semana. Em seguida vem a Azul, com 20 E195-E2, e a KLM Cityhopper, com 18 aeronaves do mesmo tipo.

A Helvetic Airways, da Suíça, possui 12 E2, sendo a única a operar os dois modelos (oito E190-E2 e quatro E195-E2).

A Binter Canarias, uma das primeiras clientes do jato, passa a ter seis aeronaves agora, com a entrega do E195-E2 de matrícula EC-OEA.

O primeiro E195-E2 da Royal Jordanian deverá ser entregue em breve (Embraer)

Apenas em dezembro, a Embraer já entregou cinco E195-E2, incluindo dois para a Porter, dois para a Azul e um para a Binter, mas esse número deve crescer até 31 de dezembro, quando várias outras aeronaves deverão ser enviadas a seus clientes.

O panorama para a família E2 é bastante promissor, com vários novos operadores se juntando aos atuais como a Royal Jordanian, Salam Air, Scoot e a SKS Airways, a partir de 2024.

Certamente, o marco de 200 aeronaves E2 entregues deverá ocorrer em um interlvalo de tempo bem menor.

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