Foram cinco anos, oito meses e 15 dias até que a nova família de jatos E2, da Embraer, atingisse um marco importante. Nesta terça-feira, 19 de dezembro, o 100º avião de nova geração foi entregue pela fabricante, um E195-E2 para a Binter Canarias, segundo informações extraoficiais.
Desde a primeira entrega de um E190-E2, no começo de abril de 2018, para a companhia aérea norueguesa Widerøe, a Embraer tem superado vários obstáculos para colocar seus novos e mais modernos aviões comerciais em serviço.
Em 2020, por exemplo, a pandemia do coronavírus fez a linha de montagem praticamente parar, por conta das restrições sociais que derrubaram a demanda de voos de passageiros.
Depois, problemas na cadeia de suprimentos atrasaram a retomada, afetada ainda pela demora da Pratt & Whitney em solucionar falhas do motor GTF que equipa os jatos E2.
Além disso, a Embraer ainda enfrentou um divórcio amargo da Boeing, no que poderia ter sido uma parceria de sucesso, capaz de enfrentar a Airbus de igual para igual.
Mas a empresa brasileira aos poucos têm colocado a casa em ordem e começa a se beneficiar dos frutos da nova fase.
A família E2, formada pelos jatos E175-E2, E190-E2 e E195-E2, chegou ao mercado com a proposta de oferecer um custo operacional mais baixo, maior capacidade e desempenho.
Cliente | E190-E2 | E195-E2 | Total |
---|---|---|---|
Air Astana | 5 | 5 | |
Air Peace | 5 | 5 | |
Azul | 20 | 20 | |
Binter | 6 | 6 | |
Helvetic | 8 | 4 | 12 |
KLM | 18 | 18 | |
Pionair | 1 | 1 | |
Placar | 1 | 1 | |
Porter | 26 | 26 | |
TUI | 3 | 3 | |
Wideroe | 3 | 3 | |
Total | 18 | 82 | 100 |
O modelo E175-E2, no entanto, está suspenso porque dependia do relaxamento das cláusulas de escopo estabelecidades entre as companhias aéreas dos EUA e o sindicato de pilotos. Como isso não ocorreu, a aeronave é muito pesada para ser operada pelas regionais norte-americanas.
A versão intermediária E190-E2, primeira a estrear, teve até aqui pouca demanda. Até o 3º trimestre de 2023, existiam apenas 34 pedidos firmes por ela. Atualmente, há 18 jatos em operação, incluindo o E190-E2 da Placar Linhas Aéreas, usado pelo time de futebol do Palmeiras.
E195-E2 mostra potencial de vendas
É o E195-E2, portanto, que tem mostrado um desempenho promissor de vendas. A aeronave com capacidade para até 146 passageiros é o maior jato comercial já desenvolvido pela Embraer.
Ele tem disputado pedidos com o Airbus A220, um concorrente difícil, seja por seu alcance maior ou pela força comercial da fabricante europeia. Mas ainda assim o E195-E2 tem conquistado vários clientes, tendo até aqui 246 encomendas firmes.
Pelo levantamento feito por Airway, foram entregues 82 E195-E2 desde setembro de 2019, quando a Azul Linhas Aéreas recebeu o primeiro deles no mundo.
Novos clientes em 2024
A maior operadora dos E2, no entanto, é a canadense Porter Airlines, que tinha 26 E195-E2 em sua frota até esta semana. Em seguida vem a Azul, com 20 E195-E2, e a KLM Cityhopper, com 18 aeronaves do mesmo tipo.
A Helvetic Airways, da Suíça, possui 12 E2, sendo a única a operar os dois modelos (oito E190-E2 e quatro E195-E2).
A Binter Canarias, uma das primeiras clientes do jato, passa a ter seis aeronaves agora, com a entrega do E195-E2 de matrícula EC-OEA.
Apenas em dezembro, a Embraer já entregou cinco E195-E2, incluindo dois para a Porter, dois para a Azul e um para a Binter, mas esse número deve crescer até 31 de dezembro, quando várias outras aeronaves deverão ser enviadas a seus clientes.
O panorama para a família E2 é bastante promissor, com vários novos operadores se juntando aos atuais como a Royal Jordanian, Salam Air, Scoot e a SKS Airways, a partir de 2024.
Certamente, o marco de 200 aeronaves E2 entregues deverá ocorrer em um interlvalo de tempo bem menor.