A Embraer teve um início de ano ligeiramente melhor do que no primeiro trimestre de 2022 em matéria de entregas. A fabricante brasileira revelou nesta quarta-feira, 26, que enviou sete jatos comerciais e oito executivos a seus clientes entre janeiro e março de 2023.
Os números superam os dados do ano passado em uma aeronave – há 12 meses, a Embraer havia despachado seis aviões comerciais e oito executivos.
As entregas de aeronaves comerciais coincidiram com a previsão feita por Airway, que estimava entre sete e oito unidades. A dúvida residia em um jato E195-E2 da Azul cujo registro de entrega poderia pertencer a 2022 ou 2023. No fim o avião de registro PS-AEM foi incluído no relatório de 2022 – a aeronave pertence à empresa de leasing AerCap.
No fim, a empresa conseguiu entregar dois E175 para a Republic Airlines em 24 de março. Ambos contam com a pintura da United Express e as matrículas N757YX e N758YX.
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Além disso, foram enviados cinco E195-E2 nesse período, quatro para a canadense Porter Airlines e um para a KLM Cityhopper.
Republic Airlines eliminou mais três E175
No mercado de aviação executiva, a Embraer repetiu o resultado de um ano atrás, com oito aviões enviados. No entanto, em 2023 foram dois Phenom 100, quatro Phenom 300 e dois Praetor 600. Em 2022, a empresa havia entregue um Phenom 100 e cinco Phenom 300, além de dois Praetor 600.
A carteira de encomendas de aeronaves comerciais fechou o trimestre com 281 pedidos firmes, dez a menos que no trimestre passado. Além das sete entregas não houve nenhum acordo finalizado, mas a Embraer perdeu mais três pedidos de E175 da Republic Airlines.
Há seis meses, a companhia aérea regional dos EUA já havia reduzido seu pedido firme de 223 para 192 aeronaves. No final do ano passado ela cortou mais dois jatos e agora outros três. Com isso, a encomenda encolheu em 36 unidades.
O mercado de aviação regional nos EUA passa por uma crise por conta da falta de tripulantes. Com isso, muitas aeronaves estão paradas já que as empresas não conseguem bancar salários semelhantes ao que são pagos pelas grandes transportadoras.