A Força Aérea da Argentina (FAA) recebeu nesta segunda-feira (5) o primeiro de dois jatos Embraer ERJ 140LR que serão usados no Esquadrão Aéreo II, do Grupo 1 de Transporte Aéreo.
A aeronave foi apresentada já com a pintura da força aérea e foi designada como T-95.
O governo argentino tem tentado recuperar a capacidade de transporte da força aérea e para isso tem buscado jatos Boeing 737, mas no ano passado também abriu uma concorrência para aquisição da aeronave regional brasileira.
A empresa Regional One venceu o leilão por US$ 6,9 milhões oferecendo dois ERJ 140LR que foram entregues originalmente para a American Eagle, antiga regional da American Airlines.
O ERJ 140 é uma variante rara da família de jatos regionais e foi desenvolvida a pedido da American Airlines com uma fuselagem 1,42 metro mais curta que o ERJ 145, o que na prática significa ter duas fileiras a menos.
Foi uma solução para a cláusula de escopo da época, que impedia jatos maiores nas regionais dos EUA. Mais tarde, no entanto, o sindicato dos pilotos aceitou um limite maior e o ERJ 140 perdeu o sentido.
Na força aérea, o T-95 está configurado com 44 assentos e por ser da versão LR (Longo Alcance), é capaz de voar sem escalas por 1.650 milhas náuticas (3.058 km).
“Com a chegada do Embraer 140 que se junta à Aeronáutica para reforçar a frota de transporte, reafirmamos a necessidade de ter memória histórica e de reconstruir o valor, a história das Forças Armadas e a contribuição que elas dão à Pátria”, disse o ministro da Defesa, Luis Petri, presente na cerimônia.