O programa E-Freighter, da Embraer, caminha para concluir o segundo jato E190F convertido para cargueiro, afirmou empresa ao site Flight Global.
A aeronave em questão está com 70% dos trabalhos realizados, mas nem sua matrícula ou o cliente foram revelados.
Até o momento, apenas um avião (de matrícula N986TA) foi convertido e que pertence à Regional One, dos EUA. A aeronave, no entanto, voltou para as instalações da Embraer em janeiro.
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A Embraer afirmou que irá entregar oficialmente o primeiro cargueiro em breve. Dias atrás, a EASA concedeu a Certificação de Tipo completa para o cargueiro, em complemento à aprovação dada no final do ano passado.
Faltava ainda certificar o sistema de carregamento de carga, que foi citado no documento anterior.

Sobre o E195F, a empresa afirmou ter priorizado a versão E190F por falta de matéria-prima. A conversão da aeronave maior permitirá transportar mais de 14 toneladas de carga.
Demanda de e-commerce
O programa de conversão P2F (Passageiro para Cargueiro) da Embraer foi lançado em 2022, no auge do comércio eletrônico impulsionado pela pandemia do Covid-19.
O plano era cobrir a lacuna entre turboélices e jato de fuselagem estreita como o Boeing 737 e o Airbus A320.
Mas os problemas na cadeia de suprimentos têm prejudicado a entrega de aeronaves novas, fazendo com que o mercado de aviões de segunda mão esteja movimentado.
Desde que lançou o programa, a Embraer anunciou um pedido de 10 conversões pela NAC, 20 pela chinesa Lanzhou Aviation Industry Development Group, e outros 20 associados à Regional One.