Embraer estuda ter um novo centro de treinamento do C-390 Millennium na Europa

Fabricante negocia com a empresa alemã Rheinmettal opções para expandir a rede de treinamento da aeronave. Jato cargueiro atualmente só possui um local de instrução para clientes no Brasil
C-390 da Hungria
C-390 da Hungria (Embraer)

A Embraer está discutindo com a empresa alemã Rheinmetall a possibilidade de instalação de um novo centro de treinamento na Europa para o avião de transporte tático C-390 Millennium.

O jato cargueiro, que está em serviço desde 2019, possui apenas uma área de treinamento no Brasil, onde existe um simulador completo de voo e missão (FFMS) e uma estação de treinamento de Loadmaster.

Integrantes das forças aéreas do Brasil, Portugal e Hungria realizaram treinamento nesse local, mas os vários pedidos de C-390 de países europeus motivaram a Embraer a avaliar instalações no continente.

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Segundo a empresa, as discussões com a Rheinmetall “podem levar ao desenvolvimento de uma solução de treinamento dedicada para a região, com suporte aos atuais e futuros clientes do C-390.”

Atualmente, há pedidos ou intenções de compra do C-390 pela Holanda, Áustria e República Tcheca na Europa. Portugal já opera um dos cinco jatos enquanto a Hungria está prestes a receber um dos dois Millennium encomendados.

Rheinmetall e Embraer assinam acordo para viabilizar centro de treinamento do C-390 na Europa
Rheinmetall e Embraer assinam acordo para viabilizar centro de treinamento do C-390 na Europa

“Com o sucesso contínuo do C-390 em toda a Europa, este é o momento certo para iniciar o planejamento de um centro de treinamento europeu para o C-390, com instalações completas para capacitar a tripulação aérea e a operação de carga da aeronave”, afirmou Timo Haas, CDO da Rheinmetall e vice-presidente executivo da Rheinmetall Electronics.

“Queremos criar as melhores condições para nossos clientes do C-390, oferecendo o melhor treinamento da categoria. Monitoramos continuamente a rede e avaliamos soluções customizadas para cada região à medida em que a frota cresce”, disse Ayslan Anholon, Vice-Presidente de Operações de Voo e Treinamento da Embraer Serviços & Suporte.

O novo centro de treinamento europeu, no entanto, não impede que os operadores possuam seus próprios simuladores e voo. É o que Portugal já fez e que ficará instalado na Base Aérea de Beja.

Outro país que manifestou o desejo de ter seu próprio FFMS é a Holanda, que está prestes a assinar contrato para cinco C-390.

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