A despeito do fim da parceria com a empresa americana L3 Harris, a Embraer está determinada a vender o cargueiro multimissão C-390 Millennium para a Força Aérea dos EUA (USAF).
Nesta semana, a fabricante brasileira participou do simpósio AFA Warfare, da Air & Space Forces Association, que ocorreu entre 3 a 5 de março, no Gaylord Rockies Convention Center, em Aurora, no estado do Colorado.
O evento reúne oficiais da USAF e vários fornecedores e acaba sendo uma oportunidade para apresentar produtos e soluções de defesa.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Além do A-29 Super Tucano, a Embraer mostrou o KC-390 na versão com lança rígida de reabastecimento aéreo, capaz de transferir combustível para os aviões da Força Aérea dos EUA.

Imagens com a aeronave exibindo a bandeira dos Estados Unidos na cauda foram divulgadas tanto na versão com lança rígida quanto na que transporta os pods com mangueiras nas asas, técnica utilizada pela FAB, mas também pela Marinha dos EUA e a própria Força Aérea quando abastece helicópteros e outros tipos de aviões.
Produção nos EUA
Durante a coletiva de resultados de 2024 realizada na semana passada, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, reforçou o desejo da empresa de conquistar um pedido para o C-390 nos EUA.

A Embraer havia estabelecido uma joint venture com a L3 Harris, uma grande fornecedora de defesa local, mas esse acordo foi desfeito. O que não abalou Gomes Neto, que mencionou inclusive que o C-390 poderia ser produzido nos Estados Unidos caso houvesse um contrato assinado.
“América do Norte é nossa ‘obra-prima’, é o maior orçamento de defesa do mundo e temos certeza que o KC[-390] pode ajudar a USAF a ampliar substancialmente a produtividade com esse tipo de aeronave”, disse o CEO.
Avião ja é americano, so a fuselagem e o projeto são brasileiros
difícil,mas não impossível
quem conhece minimamente aviação sabe que eles colocam a bandeira invertida do lado direto, parece besteira mas achei um vacilo da Embraer…