A Embraer planeja iniciar uma chamada das 10 unidades já
entregues de sua aeronave executiva VLJ Phenom 100 em abril com o
intuito corrigir a unidade de controle de flaps para corrigir
problemas provocariam eventuais problemas em voo. A Federal
Aviation Administration americana publicou uma diretiva
complementar final proibindo operações usando os flaps “full” em
pousos, excetuando em condições de precipitação de neve associados
à aproximação em altas velocidades.
A Embraer reuniu-se com a Eaton
Aerospace que produz o quadrante dos controles de manete depois que
as entregas começaram em janeiro, disse Maurício Almeida,
Vice-Presidente para programas de jatos executivos da Embraer.
Uma dupla integração entre o dispositivo de acionamento dos plaps,
que tem quatro níveis pré-selecionados e sua caixa, a Embraer
determinou análises nos sistemas que impropriamente detectaria que
o nível dos flaps indicaria falha entre o nível que seria lido no
painel e a posição real do dispositivo.
Não ocorreram problemas durante os mais de 500 ciclos no período
da certificação e em testes em serviço e a Embraer determinou que
os pilotos tentassem acionar os flaps de maneira máxima (full) ou
seja, na posição ‘2’.
Maurício Almeida disse que espera que a certificação para o novo
dispositivo esta pronta em meados de março e em seguida iniciar a
“retrofitagem” da frota já produzida e entregue.