A Embraer anunciou nesta quinta-feira (11) um vultoso negócio em sua divisão de aviação executiva, a venda de 250 jatos Praetor 500 para a NetJets, dos EUA, num acordo que pode ultrapassar a cifra de US$ 5 bilhões (quase R$ 25 bilhões).
Tendo como um dos seus sócios o megainvestidor Warren Buffet, a NetJets é considerada a maior empresa em serviços de aviação executiva, com uma numerosa frota de aeronaves que inclui o Phenom 300, da Embraer, do qual possui 120 jatos.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Praetor 500, de porte médio, no entanto, é inédito na NetJets. Segundo a Embraer, as entregas terão início em 2025.
Oferecendo serviços de charter, compra fracionada e leasing de aeronaves executivas, a empresa sediada em Columbus, Ohio, realiza em média 1.200 voos por dia.
“Depois de construir esta base de sucesso com a série Phenom 300, temos o prazer em assinar este contrato para o jato de médio porte Praetor 500 e esperamos um futuro ainda mais brilhante pela frente” disse Michael Amalfitano, CEO da Embraer Aviação Executiva.
“Estamos ansiosos para adicionar o Embraer Praetor 500 à nossa frota de médio porte. Trata-se de um dos jatos executivos mais modernos da atualidade”, disse Doug Henneberry, vice-presidente executivo de gestão de ativos de aeronaves da NetJets.
O Praetor 500 é uma evolução do Legacy 450, com capacidade para transportar até nove passageiros. Ele é equipado com motores Honeywell HTF7500E e pode voar distâncias de até 3.340 milhas nauticas (6.186 km) a uma velocidade de cruzeiro de 863 km/h.