A Embraer fechou o segundo acordo para conversão de jatos de passageiros E-Jets para o padrão E190F/E195F, de carga. No entanto, a identidade da nova cliente não foi revelada.
A empresa contratante irá disponibilizar dez de seus E-Jets para a conversão P2F, com entregas previstas para ocorrerem a partir de 2024.
Segundo a Embraer, trata-se do primeiro pedido firme de conversão já que a empresa de leasing Nordic Aviation Capital (NAC), lançadora do programa, ainda não assinou o contrato para converter dez de seus E-Jets.
O programa P2F (Passenger to Freighter) foi lançado pela fabricante brasileira em março após meses de estudo. A ideia é aproveitar a crescente demanda por carga aérea com uma aeronave com o dobro da capacidade de turboélices e alcance três vezes maior, além de custo 30% menor que jatos convertidos como o 737 ou A320.
Entre as mudanças previstas estão a instalação de uma porta de carga dianteira principal, sistema de movimentação de carga, reforço do piso, barreira de carga rígida, barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça de carga e alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, entre outros), além da remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.
A conversão é oferecida para o E190 (E190F), com carga útili de até 13.150 kg, e E195 (E195F), com capacidade para até 14.300 kg. A Embraer espera realizar a mudança em cerca de 700 das mais de 1.600 aeronaves da família que estão em operação no mundo.
Orgulho dessa empresa. A prova que o Brasil pode dar certo.