A Embraer divulgou ontem (11), pelas redes sociais, um vídeo sobre o acionamento do primeiro KC-390 Millennium destinado à Força Aérea Húngara. Como informou a fabricante, o procedimento, chamado “power on”, comprovou o funcionamento do sistema elétrico de distribuição primária da aeronave.
“Com esta etapa concluída, a montagem final pode evoluir para a instalação de mais sistemas preparando a aeronave para os ensaios em voo”, informou a Embraer. O voo inaugural do primeiro KC-390 da Hungria é programado para ocorrer ainda neste ano, com entrega prevista para o segundo trimestre de 2024.
A aeronave em fase de construção na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) é a primeira de duas unidades encomendadas pela Hungria em dezembro de 2020. O segundo modelo deve entrar em produção em dezembro deste ano, com previsão de entrega até o final de 2024.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A primeira aeronave #KC390 #Millennium produzida para a Força Aérea Húngara foi ligada pela primeira vez, comprovando que o sistema elétrico de distribuição primária está concluído e operacional. Próximos passos: instalação de sistemas e ensaios em voo. pic.twitter.com/gKez28gWNX
— Embraer (@embraer) September 11, 2023
A Hungria é o segundo cliente estrangeiro do KC-390 Millennium, depois da Força Aérea Portuguesa (que encomendou cinco aeronaves). O diferencial do Millennium húngaro é a configuração de Unidade de Terapia Intensiva, para voos de evacuação aeromédica.
Assim como os KC-390 de Portugal, as aeronaves da Hungria serão compatíveis com operações da OTAN, a aliança militar da qual os dois países são membros. Outro país que compõe a organização de defesa, a Holanda também selecionou o avião multimissão da Embraer, mas ainda não fechou o acordo de compra (para até cinco aeronaves).