Embraer inaugura novo Centro de Engenharia e Tecnologia em Florianópolis

Instalação em Santa Catarina será dedicada ao desenvolvimento de sistemas aeronáuticos
A Embraer também possui centros de engenharia e tecnologia em Belo Horizonte, EUA e Portugal (Divulgação)
Fokker Services vai atender empresas que operam os E-Jets de primeira geração (Divulgação)
A Embraer também possui centros de engenharia e tecnologia em Belo Horizonte, EUA e Portugal (Divulgação)
A Embraer também possui centros de engenharia e tecnologia em Belo Horizonte, EUA e Portugal (Divulgação)

A Embraer inaugurou nesta sexta-feira (25) um novo Centro de Engenharia e Tecnologia (CETE-SC), em Florianópolis. O centro, instalado no prédio da incubadora CELTA localizado no Parque Tecnológico Alfa, contará com uma equipe de engenheiros da empresa dedicados ao desenvolvimento de sistemas aeronáuticos. O projeto faz parte da parceria com a Fundação CERTI e conta com apoio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Durante o evento também foi realizada a assinatura de uma nova fase do contrato para continuidade da parceria entre a Embraer e a Fundação CERTI, que teve início em 2015, visando à continuidade do desenvolvimento de tecnologia em sistemas eletrônicos para uso aeronáutico.

“A Embraer busca se inserir em ecossistemas que fomentem a inovação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta, onde quer que estejam presentes. Esse é um dos principais fatores que levaram a empresa a escolher Florianópolis como sede de seu novo Centro de Tecnologia”, explica o Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da empresa, Humberto Pereira.

“A presença de um centro da Embraer, uma das empresas mais inovadoras do país, no Parque Tecnológico Alfa representa um grande avanço para o desenvolvimento de todo o ecossistema de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Ela possibilitará o crescimento ainda maior nessa área de atuação e o desenvolvimento de projetos e soluções cada vez mais relevantes no setor aeroespacial e de defesa”, destaca Laercio Silva, superintendente de Negócios da CERTI.

Como explica a fabricante, além da implantação do CETE e do estímulo às pesquisas no setor aeronáutico, a presença da Embraer em Florianópolis pode trazer como desdobramento também o surgimento de empreendimentos de base tecnológica, já que a capital de Santa Catarina reúne condições para atrair empresas de ponta. Para o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, “a vinda de uma empresa do padrão da Embraer significa que nós estamos retribuindo para a sociedade o investimento do governo e das empresas para consolidação do ecossistema de inovação”.

A Embraer ainda afirmou que a decisão de instalar o novo CETE na capital catarinense se deu por conta da qualidade da engenharia em Santa Catarina e as iniciativas do governo estadual por meio da FAPESC. Também pesaram a experiência e o domínio, pelos especialistas da CERTI, de competências técnico-científicas em eletrônica, software, metrologia e instrumentação, garantia da qualidade, confiabilidade, rastreabilidade e manufatura eletrônica, por meio da sua unidade Labelectron.

Em 2012, a empresa inaugurou seu primeiro Centro de Engenharia e Tecnologia, em Belo Horizonte (MG). Hoje, a empresa possui CETEs também em Melbourne, na Flórida, EUA, e em Évora, em Portugal. Cada unidade tem foco em tecnologias específicas.

Veja mais: Embraer projeta demanda de 6.400 novos jatos em 20 anos

Total
0
Shares
Previous Post
Curiosa imagem do 747 da GE Aviation testando um motor GE Passaport, hoje aplicado no jato executivo Bombardier Global 7000/8000 (Divulgação)

Boeing 747 mais antigo em serviço é aposentado

Next Post
O A380 é o avião comercial mais caro do mundo, avaliado em mais de US$ 430 milhões (Divulgação)

Qantas anuncia voo direto entre Austrália e Brasil

Related Posts
Total
0
Share