A Embraer deu início à montagem do primeiro KC-390 Millennium para a Força Aérea da Hungria. O país europeu é o terceiro cliente do jato de transporte militar, depois do Brasil e Portugal, e encomendou apenas duas aeronaves.
Segundo a fabricante, a Revisão Crítica de Projeto foi concluída recentemente, permitindo que nesta semana fosse iniciada a montagem estrutural do primeiro avião.
Nas próximas semanas, serão montadas partes dos painéis estruturais e revestimentos dos principais componentes da fuselagem e das semi-asas.
A entrega do primeiro KC-390 húngaro, no entanto, ainda vai demorar já que está prevista apenas para 2024.
A Hungria assinou um acordo de aquisição com a Embraer em novembro de 2020. Os jatos multimissão serão equipados com sistema de reabastecimento aéreo, daí a nomenclatura KC-390.
O KC-390 da Hungria também será o primeiro do mundo com Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, para uso em missões humanitárias.
Assim como na Força Aérea Brasileira (FAB), o Millennium será capaz de realizar o reabastecimento aéreo de caças Gripen já que a Hungria possui uma frota da versão original.
A Embraer também está próxima de concluir o primeiro C-390 da Força Aérea de Portugal. A FAB, por sua vez, opera quatro aeronaves, mas o governo brasileiro já decidiu reduzir a encomenda de 28 unidades para um número ainda não revelado.
Eu gostaria de saber onde está o quinto exemplar da FAB. Esse ano, não houve nenhuma entrega. O quarto exemplar foi entregue em dezembro de 2020.