Em evento para a imprensa e investidores realizado nesta sexta-feira (13), a Embraer confirmou que executou recentemente o primeiro voo de seu avião demonstrador elétrico, dando início a campanha de ensaios do aparelho. O teste foi realizada a partir da sede da empresa em Gavião Peixoto (SP).
O demonstrador baseado no avião agrícola EMB-203 Ipanema foi desenvolvido especificamente para avaliar novas tecnologias e soluções para a aplicação de motorização 100% elétrica no modal aéreo. O projeto liderado pela Embraer conta ainda com a participação da WEG, que fornece o motor elétrico, e a EDP Energias do Brasil, responsável pelo conjunto de baterias.
Cabe destacar que o modelo elétrico montado pela fabricante brasileira e seus parceiros não é um produto com viés comercial. Ou seja, ele não é um avião de pulverização agrícola com motorização elétrica, tampouco um protótipo com esse intuito. Trata-se de um demontrador de tecnologia.
O conhecimento adquirido pela Embraer no projeto do avião elétrico poderá ser aplicado em novos produtos focados em sustentabilidade energética. É o caso do eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem), desenvolvido pela divisão de mobilidade aérea urbana Eve, ou do conceito STOUT, avião de transporte com motorização híbrida projetado em parceria com a Força Aérea Brasileira.
A fabricante informou que as primeiras avaliações com o demonstrador serviram para checar características primárias da aeronave, como potência do motor elétrico, desempenho, controle de voo, gerenciamento térmico e segurança de operação. Os estudos em laboratório e simulações computadorizadas sobre a aeronave começaram no segundo semestre de 2019, relatou a empresa.
“O primeiro voo de uma aeronave é sempre um marco importante, e a decolagem do nosso primeiro avião elétrico de zero emissões simboliza também a relevante contribuição das nossas equipes e parceiros para a transição energética do setor,” disse Luis Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer. “Temos o compromisso de buscar as soluções que viabilizam o futuro de uma aviação mais sustentável e a inovação desempenhará um papel fundamental nesta jornada”.
O demonstrador da Embraer é o segundo avião com motorização elétrica testado em voo no Brasil. O primeiro foi o modelo Sora-e, da ACS Aviation, que voou em junho de 2015.
É só um demonstrador de tecnologia, mas seguramente entrará em produção em um modelo comercial antes do que pensamos. Esses testes já estão maturando há anos!