A Embraer atingiu o mesmo nível de entregas de aeronaves comerciais de 2022 nos últimos dias. Segundo dados extraoficiais, a fabricante brasileira de aeronaves já havia enviado 57 jatos comerciais a seus clientes até 19 de dezembro.
Até aqui, a Embraer teria concluída a entrega de sete E175 e 11 E195-E2 no quarto trimestre, o melhor desempenho do ano.
Para atingir a meta estabelecida para 2023, de 65 jatos, a empresa precisa entregar ao menos oito aviões até dia 31. A previsão mais otimista é de atingir 70 aeronaves neste ano.
Apenas em dezembro foram entregues nove jatos, sendo três E175 e seis E195-E2. Como Airway mostrou, a Embraer entregou o 100º E2 dias atrás.
Em 19 de dezembro, dois E195-E2 deixaram as instalações da Embraer em São José dos Campos, um para a Porter Airlines e outro para a Binter Canarias.
Como havia sido previsto pela empresa, a família E2 terá mais entregas que os E1 pela primeira vez. Até semana passada, a divisão era de 32 E2 e 25 E1 (E175).
Apesar do bom ritmo, no ano passado a fabricante havia conseguido entregar 30 aeronaves comerciais no 4º trimestre, maior patamar desde 2019.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As entregas em 2023 têm sido prejudicadas por problemas na cadeia de suprimentos, sobretudo em relação aos motores Pratt & Whitney PW1900G (GTF).
Confira a lista de aeronaves entregues em 2023 até 19 de dezembro:
Cliente | Quant. | Modelo |
---|---|---|
Azul | 5 | E195-E2 |
Binter Canarias | 1 | E195-E2 |
Envoy Air (American Airlines) | 1 | E175 |
Horizon Air (Alaska Airlines) | 9 | E175 |
KLM Cityhopper | 4 | E195-E2 |
Overland Airways | 1 | E175 |
Porter Airlines | 22 | E195-E2 |
Republic Airlines (United Express) | 12 | E175 |
Skywest (Delta Connection) | 2 | E175 |
Total | 57 |
Fonte: Planespotters