A Embraer segue em sua ofensiva para obter novos contratos para o C-390 Millenium, cargueiro militar rival do turboélice C-130 Hercules. Uma das aeronaves da fabricante brasileira está realizando um giro por países da Europa em setembro.
No começo do mês, a Embraer participou do Air Power, maior show aéreo da Áustria, em Zeltweg, onde o KC-390 foi sua principal atração.
Em dias recentes, o demonstrador de matrícula PT-ZNG passou ainda por Portugal, nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil (veja abaixo) antes de seguir para o Aeroporto de Tampere, na Finlândia, onde está sediado o Comando Aéreo de Satakunta, da Força Aérea Finlandesa.
A aeronave esteve no local entre os dias 8 e 9, realizando o que pareceu ter sido um voo de demonstração nesta sexta-feira. Já na manhã do sábado, 10, o KC-390 decolou em direção ao Aeroporto de Eidhoven, no sul da Holanda.
Lá o jato da Embraer será demonstrado para a Real Força Aérea Holandesa que em junho anunciou a aquisição de cinco C-390 Millennium para substituir os antigos Lockheed Martin C-130H.
Os Hercules holandeses estão baseados justamente em Eidhoven, ao lado de outros aviões como os A330-MRTT, de reabastecimento aéreo, e jatos Gulfstream IV.
Primeiro KC-390 de Portugal em outubro
Nesta semana o Primeiro Ministro de Portugal, Antonio Costa, revelou que o primeiro KC-390 do país será entregue em outubro. O líder português fez um discurso ao lado do mesmo avião PT-ZNG em Faro, no dia 7 de setembro, marcando os 200 anos da Independência do Brasil.
Assim como a Holanda, Portugal encomendou cinco desses jatos à Embraer.
Favor corrigir o local do Air Power 2022 , nem de longe foi na Austrália
Excelente 👏👏👏👏
Zeltweg não é na Austrália e a Austrália não é na Europa. Austrália e Áustria são coisas bem diferentes.
E o KC não foi a atração principal. Essa distinção coube ao Y-20 Chinês.
Olá Heino, obrigado pelo aviso. Os dedos foram traídos pelo cérebro! Como não lembrar que Zeltweg é um nome famoso também pelo circuito de Fórmula 1! Correção feita. Abraços
Olá Pedro, obrigado pelo alerta. Sim, estou ciente que a Austrália não é na Europa, mas na hora de escrever saiu ‘Austrália’ em vez de Áustria e errei por não revisar o texto. Sobre a “atração principal”, me refiro à Embraer, não ao evento, ok? Abraços!
Embraer: orgulho da indústria brasileira!