A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou pela primeira vez um pouso em grande altitude com o KC-390 Millennium, nova aeronave multimissão da Embraer.
A operação ocorreu em 11 de maio no aeródromo Francisco Carle, em Jaula, no Peru, localizado a 11.034 pés, cerca de 3.300 metros. A aeronave de matrícula FAB 2856 do Esquadrão Zeus participa do Exercício Cooperación IX junto à Força Aérea do Peru (FAP) e outros países do continente.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O objetivo é realizar treinamentos integrados para ações em cenários de catástrofes naturais como terremotos e furacões.
“A cidade de Jauja fica localizada em um vale no alto da Cordilheira dos Andes, motivo pelo qual as operações aéreas que ali ocorrem demandam extrema cautela e planejamento. As elevações que margeiam a cidade, o ar rarefeito provocado pela grande elevação do aeródromo, bem como a ausência de auxílios à navegação aérea na localidade, demandam uma análise criteriosa das capacidades de performance da aeronave, tendo sido fundamental a experiência de seus tripulantes”, explicou o Comandante do esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira.
A aeroporto Francisco Carle fica localizado na Cordilheira dos Andes e possui uma pista asfaltada com 2.800 metros de extensão.
Por conta do ar mais rarefeito, operações em altitudes elevadas podem afetar a potência do motor, velocidades de aproximação e a capacidade de frenagem da aeronave, exigindo uma apurada técnica dos pilotos.