Embraer KC-390 substituirá jatos Il-76 da Rússia se vencer concorrência na Índia

Força Aérea do país iniciou avaliação de propostas da Embraer, Airbus e Lockheed Martin. Fabicante brasileira deve escolher parceiro indiano para produção até o final do ano, diz mídia local
A Embraer quer vender até 80 KC-390 para a Índia
A Embraer quer vender até 80 KC-390 para a Índia (Embraer)

A Força Aérea da Índia (IAF) pretende substituir seus velhos quadrimotores russos Il-76 com a aeronave que será escolhida na concorrência MTA (Medium Transport Aircraft, Aeronave Média de Transporte).

A informação foi revelada pelo Financial Express nesta sexta-feira (6), que diz ainda que a Força Aérea do país já iniciou as avaliações das propostas encaminhadas após o Requerimento de Informação (RFI), lançado no começo do ano.

A concorrência, que pode incluir de 40 a 80 aeronaves, contaria com a participação do Airbus A400M e do C-130J, da Lockheed Martin, além do jato multimissão brasileiro.

Veja também: Quantos KC-390 a Embraer pode vender para potenciais clientes?

Um Il-76 da Força Aérea da Índia (Karunakar Rayker)

Segundo o Flight Global, a IAF possui uma frota de 17 cargueiros Ilyushin Il-76, que operam em conjunto com jatos C-17 e turboélices C-130J, além de pequenas aeronaves como o Antonov An-32.

India will replace four-engine Il-76 with future MTA competition winner 

Trata-se de uma aeronave de maior capacidade que o C-390, mas de manutenção difícil e cara. O jato brasileiro, em maior número, poderia compensar isso oferecendo mais versatilidade à Força Aérea.

A mídia indiana ressaltou também a recente escolha do C-390 Millennium pela Áustria, que se tornará o 5º cliente da aeronave de transporte tático.

Ainda segundo o Financial Express, a Embraer pretende anunciar até o final do ano quais serão os parceiros indianos para uma eventual produção de aeronaves no país.

A Índia é o primeiro país a adotar esse recurso no avião da Embraer; o modelo também voa no México, Grécia e Brasil (Divulgação)
A Força Aérea Indiana é um dos operadores do EMB-145 AEW&C (Divulgação)

Frota de 40 aeronaves na Índia

É sabido que a fabricante brasileira conversa com o Grupo Tata, que atualmente prepara a produção dos turboélices C295 em território indiano, com a Mahindra, que tem um braço aeronáutico, e com a Hindustan Aeronauctis Limited (HAL), que pertence ao estado.

A presença da Embraer na Índia ainda é discreta, com cerca de 40 aeronaves em operação, incluindo modelos militares como o Netra, uma plataforma de alerta aéreo antecipado (AEW) baseada no jato ERJ 145.

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A Força Aérea do país, inclusive, planeja expandir a frota com mais seis aeronaves e para isso está em busca de unidades de segunda mão do jato.

No segmento civil, que também interessa à Embraer, o destaque é a companhia aérea Star Air, que opera cinco ERJ 145 e três E175 alugados, além de outros dois jatos a serem entregues em breve.

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  1. A condição aqui é o Made in India, e a TATA já tem joint Ventura com a Lockeheed há 1 década, e já fez mais de 200 empenagens de cauda do C130. E a TATA está montando os C295 Airbus da Índia. O new entry é a EMB. Já temos o melhor produto, falta o acordo com a TATA para sacramentar.

  2. O KC-390 e Ilyushin 76 são de categorias diferentes, por isso acho difícil um substituir o outro. Em um passado recente a índia tinha uma parceria com a Rússia para desenvolver uma cargueiro militar médio na classe de 20tn, como não andou os indianos romperam a parceria e continuaram sem essa classe de avião ( os russos também, já que os poucos AN-12 estão sendo aposentados). Agora acredito que vai dar certo, apesar do KC-390 não ser tão acessível $$$.

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