Embraer KC-390 voando na Força Aérea Colombiana? Revista fala em ‘conversações avançadas’

País já fala em substituir seus antigos C-130 Hercules há pelos menos 15 anos e chegou a assinar uma Carta de Intenção pela aeronave brasileira
Embraer KC-390 Millennium
Embraer KC-390 Millennium (FAB)

A Força Aérea Colombiana (FAC) estaria em “conversações avançadas” para encomendar o C-390 Millennium junto à Embraer, afirmou a revista Veja.

Segundo a coluna Radar, o vice-presidente de relações institucionais da fabricante esteve em um evento em março onde teria discutido um possível acordo com autoridades colombianas.

Com nove antigos turboélices C-130 Hercules em operação, a Força Aérea Colombiana há muito tempo considera um substituto para as aeronaves da Lockheed Martin e o C-390 sempre é citado.

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Em 2010, a FAC chegou a assinar uma Carta de Intenção para adquirir 12 aeronaves da Embraer em meio a negociações para que empresas do país participassem do desenvolvimento do C-390.

C-130H da Força Aérea Colombiana
C-130H da Força Aérea Colombiana; frota do país é antigo e logo deve pedir um substituto (FAC)

Nada disso acabou ocorrendo e a Colômbia segue sem um substituto para os Hercules. No ano passado, no entanto, o ministro da Defesa José Múcio revelou que as conversas entre os dois países haviam sido retomadas.

Caças Kfir perto da desativação

O interesse renovado da Colômbia surge em um momento em que a Força Aérea do país passa por dificuldades para renovar sua frota de caças.

Há algum tempo, as forças militares buscam substituir os caças Kfir, fornecidos por Israel, que estão perto do fim da vida útil. A previsão é que eles deixem de voar no final de 2024.

A Força Aérea Colombiana é o último operador do IAI Kfir
A Força Aérea Colombiana é o último operador do IAI Kfir
(facmilitar)

O Dassault Rafale chegou a ser escolhido o novo caça da Força Aérea Colombiana, porém, um acordo não foi possível porque o governo queria adquirir pequenos lotes da aeronave, o que foi recusado pela fabricante francesa.

O atual presidente, Gustavo Petro, o primeiro alinhado à esquerda a assumir o cargo, tem dado declarações contrárias a Israel no conflito com o Hamas, na Palestina, e isso tem gerado críticas sobre um possível abandonado dos Kfir pela IAI, sua fabricante.

A falta de recursos financeiros para modernizar a força aérea, portanto, pode ser um entrave para um acordo, a despeito do esforço do presidente Lula para encontrar novos clientes para o jato militar da Embraer.

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  1. governo de esquerda parece que gostam mesmo de bandidos,dar opiniões contrária a uma realidade cruel de um grupo estremista e muito triste,idem o governo imbecil nosso,essas vendas podem até serem bloqueadas por Israel,pois o KC tem componentes de lá…. enfim…

  2. “…esforço do presidente Lula…” É muita vontade de chamar o sujeito de presidente. Não passamos pano pra corruptos.

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