Divisão de negócios inovadores do Grupo Embraer criada em 2018, a EmbraerX já rendeu seu primeiro fruto: a Eve Urban Air Mobility Solutions. Lançada nesta quinta-feira (15), a nova empresa independente é dedicada ao desenvolvimento do ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM), incluindo a concepção e certificação do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), a rede de suporte e serviços associados e a criação de soluções de gestão de tráfego aéreo urbano.
Segundo a Embraer, a Eve se beneficiará de maior foco, velocidade e agilidade para executar os projetos relacionados aos eVTOLs e aproveitar as oportunidades globais de UAM. André Stein, responsável pela estratégia da EmbraerX, foi nomeado o CEO do novo empreendimento.
“Valorizamos o enorme potencial do mercado de UAM, pois representa um novo segmento de negócios no qual prevemos grandes oportunidades para a Embraer. Inovação e diversificação são pilares do novo plano estratégico da Embraer, que aumentará a receita e a rentabilidade nos próximos anos”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Por isso, é uma grande satisfação anunciar a Eve, a primeira empresa formada a partir da EmbraerX. A Eve está preparada para conceber a nova fronteira no transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis e autônomas, o amplo suporte associado e soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”.
Como parte da iniciativa da Eve para acelerar a revolução da mobilidade aérea urbana, a EmbraerX faz parte do projeto Uber Elevate desde o seu início, em 2017.
“O lançamento da Eve é um avanço importante na comercialização dos projetos eVTOL da Embraer, ao mesmo tempo em que se baseia na capacidade da Embraer de projetar, certificar e entregar aeronaves seguras e globalmente aceitas. Esperamos continuar nossa parceria para tornar o compartilhamento de viagens aéreas uma realidade”, disse Eric Allison, chefe do Uber Elevate.
O projeto eVTOL da Eve, centrado no ser humano, representa o desenvolvimento de um produto real e certificável, conforme evidenciado pelo primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020. A empresa está aproveitando a experiência da Embraer e da Atech, uma subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de softwares de gestão de tráfego aéreo mundialmente reconhecido para criar as soluções que ajudarão a dimensionar com segurança a indústria de UAM daqui para frente.
Veja mais: Embraer entrega seis aviões Super Tucano para a Força Aérea de Filipinas