A Embraer revelou nesta segunda-feira (9), na abertura da feira de aviação executiva NBAA-BACE, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o novo Phenom 300E. Segundo a fabricante, as entregas do modelo com a nova configuração começarão no primeiro trimestre de 2018.
“Estamos muito entusiasmados com o lançamento do Phenom 300E, o qual define novos padrões em valor e experiência do cliente. O Phenom 300E reflete nosso compromisso em fascinar nossos clientes”, disse Michael Amalfitano, Presidente da Embraer Aviação Executiva.
O modelo reformulado conta com novas poltronas para os passageiros, com encosto mais largo para melhorar o apoio de cabeça e suporte para as pernas estendidos. A Embraer ainda afirma ter melhorado o interior da aeronave para facilitar a mobilidade dos ocupantes.
Os assentos da aeronave são projetados pela Embraer e serão fabricados na unidade da empresa em Titusville, nos EUA.
O Phenom 300E ainda possui um novo painel de informações do voo e oferece interação com controles da cabine, bem como a opção de entretenimento com áudio e vídeo sob demanda em dois monitores retráteis de sete polegadas. A unidade também oferece iluminação com seleção de tons de cores e contém saídas de ar de baixo perfil com melhoria de conforto acústico. A conectividade bluetooth também permite aos passageiros visualizar informações em voo em seus dispositivos pessoais.
Originalmente lançado em 2005, o Phenom 300 entrou no mercado em 2008. A aeronave lidera o segmento de jatos leves desde 2012, e nos últimos quatro anos consecutivos foi o jato executivo mais entregue do mundo, com mais de 400 unidades em quase 40 países.
O Phenom 300E mantém o mesmo desempenho das séries anteriores, com velocidade máxima de cruzeiro de 839 km/h e alcance de 3.650 km com seis ocupantes). De acordo com a Embraer, a aeronave voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros), propulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E, com 3.360 libras de empuxo cada.
A cabine de comando dos jatos da série Phenom (100 e 300) permite operação por um só piloto. O modelo ainda conta com detalhes tipicamente encontrados em jato executivos de categorias superiores, como ponto único de reabastecimento, manutenção externa do toalete e uma escada avançada de acesso e desembarque dos passageiros.
Veja mais: HondaJet lidera entrega entre os jatos executivos em 2017