A Embraer concluiu a implementação do Programa ONEChain, uma plataforma digital destinada a transformar a gestão de sua cadeia de suprimentos. A nova solução, que integra operações em tempo real, busca ampliar a eficiência operacional, fomentar a colaboração com fornecedores e otimizar processos em escala global.
Lançado como parte da estratégia de crescimento da Embraer, o programa tem como objetivo preparar a empresa para demandas futuras, equilibrar a produção e melhorar a competitividade no mercado. O ONEChain foi projetado para digitalizar e unificar os processos do ecossistema de fornecedores da empresa, promovendo benefícios tangíveis em várias frentes.
Entre eles estão: governança aprimorada com padronização de processos e maior transparência; redução de custos e economia em despesas fixas e variáveis; maior agilidade; aumento da produtividade e da inovação e integração em tempo real com uma melhor comunicação entre fornecedores e a Embraer.
“Além de alcançarmos maior eficiência operacional, integramos todas as operações com nossos fornecedores e parceiros em uma única plataforma, o que possibilita o gerenciamento das operações em tempo real. Isso garante uma produção mais nivelada e uniforme dos nossos produtos, redução nos custos fixos e variáveis e maior agilidade nos processos de tomada de decisão”, explica Roberto Chaves, Vice-Presidente Executivo de Compras Globais e Suprimentos da Embraer.
Plataforma já está em operação e foi premiada na China
A plataforma ONEChain já está em funcionamento no Brasil e em países estratégicos para a operação da empresa, como Estados Unidos, China, Cingapura, França, Holanda e Portugal.
O programa, inclusive, foi premiado recentemente no Procurement Success Summit (PSS), realizado na China, recebendo os títulos de Prêmio de Inovação de Processo e Prêmio de Ecossistema de Compras.