Embraer levará o C-390 Millennium para o Aero India 2025

Aeronave de transporte tático disputa pedido da força aérea do país para até 80 unidades
C-390 com as cores da Força Aérea da Índia
C-390 com as cores da Força Aérea da Índia (Embraer)

A Embraer levará o avião de transporte tático C-390 Millennium mais uma vez para a Índia a fim de demonstrá-lo durante a Aero India 2025, evento que ocorre na cidade de Bangalore entre 10 e 14 de fevereiro.

O jato cargueiro militar, que acaba de completar 10 anos do seu primeiro voo, disputa um pedido de até 80 aeronaves da Força Aérea da Índia (IAF) dentro do programa MTA (Medium Transport Aircraft).

O governo indiano pretende escolher uma aeronave que possa ser produzida no país com intuito de ampliar os investimentos e tecnologia aeroespacial.

O C-390 tem como rivais o C-130J, da Lockheed Martin, e o A400M, da Airbus, mas não há um prazo para conclusão do processo de licitação.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“A Embraer está entusiasmada em voltar à AeroIndia, com a apresentação do KC-390 Millennium e do nosso amplo portfólio de soluções de defesa e segurança para o setor”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “É uma aeronave que está expandindo sua base global de operadores e impressionando o setor com suas capacidades, que refletem a versatilidade e confiabilidade pelas quais nossas aeronaves são conhecidas. A equipe da Embraer e seus parceiros estarão na AeroIndia trabalhando arduamente, apoiando os objetivos de aviação e defesa da Índia”.

A Star Air tem quatro E175 em serviço
A Star Air tem quatro E175 em serviço (Embraer)

Apesar de perder nove pedidos da Força Aérea Brasileira, o C-390 tem conquistado novo clientes. Além do Brasil, Portugal e Hungria, o jato venceu a concorrência da Holanda em 2022 e no ano seguinte foi selecionado por Áustria, a República Tcheca e a Coreia do Sul.

No ano passado, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo KC-390.

O mercado indiano é considerado o de maior potencial de crescimento na aviação como um todo. A Embraer, no entanto, tem uma presença pequena em relação à frota de aviões.

Segundo a empresa, há cerca de 40 aeronaves registradas na Índia entre jatos Legacy 600, a aeronave ‘Netra’ AEW&C (ERJ145) operada pela IAF, e nove jatos regionais E175 e ERJ145 da Star Air, empresa aérea sediada em Bangalore e que pretende acrescentar outros cinco aviões até março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Ilustração do A321 MPA

Airbus com projeto de avião de patrulha marítima baseado no A321XLR

Related Posts