A Embraer pretende ampliar o número de jatos comerciais a serem entregues em 2023, mas em doses suaves. A fabricante brasileira anunciou uma meta de entregas entre 65 e 70 aeronaves para este ano, pouco acima do plano proposto para o ano passado.
Em 2022, a companhia conseguiu entregar apenas 57 jatos, três a menos que a previsão mais pessimista (60). O objetivo no ano passado era ter atingido 70 aviões entregues, mas os problemas na cadeia de suprimentos afetaram o ritmo de produção.
As companhias aéreas regionais dos EUA, um dos principais clientes da Embraer, também contribuíram para o resultado abaixo do esperado já que lutam para preencher vagas de tripulantes.
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Além da aviação comercial, a Embraer também revelou o objetivo de entregar de 120 a 130 jatos executivos em 2023. Nesse caso, o aumento em relação a 2022 (102 aviões entregues) é de 18% caso atinja a meta menor.
A empresa também acredita que pode atingir uma receita líquida consolidada entre US$ 5,2 bilhões e US$ 5,7 bilhões neste ano.
Serviços crescem, defesa encolhe
No balanço referente a 2022, a Embraer revelou alguma melhora financeira, a despeito dos desafios enfrentados.
O faturamento bruto, por exemplo, teve um crescimento de 3,4% chegando a quase R$ 23,4 bilhões. A divisão de aviação comercial segue como principal fonte de receitas com quase R$ 8 bilhões, alta de 12% se comparado a 2021.
O segmento de serviços, no entanto, chama a atenção por já representar a segunda maior área em faturamento, com mais de R$ 6,5 bilhões, 7% a mais que no ano retrasado.
Segmento | Receita líquida 2021 | Diferença | Receita líquida 2022 | Variação |
---|---|---|---|---|
Aviação Comercial | 7.132.600.000 | 843.900.000,00 | 7.976.500.000 | 11,8% |
Aviação Executiva | 6.125.500.000 | 308.400.000,00 | 6.433.900.000 | 5,0% |
Defesa & Segurança | 3.176.100.000 | -865.900.000,00 | 2.310.200.000 | -27,3% |
Serviços & Suporte | 6.104.600.000 | 428.300.000,00 | 6.532.900.000 | 7,0% |
Outros | 130.900.000 | 64.400.000,00 | 195.300.000 | 49,2% |
Total | 22.669.700.000 | 779.100.000,00 | 23.448.800.000 | 3,4% |
Fonte: Embraer. Dados em reais
Os jatos executivos ficaram pouco atrás, com R$ 6,4 bilhões (5% de crescimento), seguido pela área de defesa e segurança, com queda de 27%.
Segundo a Embraer, o resultado negativo se deveu à entrega de cinco Super Tucanos em 2021, cuja receita não se repetiu no ano passado.
A empresa disse que a renegociação do contrato de fornecimento do KC-390 para a FAB, que cortou mais três aviões, não afetou o grandemente o faturamento, já que a encomenda da Hungria compensou as perdas.
Que o Senhor todo poderoso abençoe a Embraer!!