O Força Aérea Real do Canadá está em busca de uma nova aeronave de busca em salvamento (SAR – Search and Rescue) para substituir sua antiga frota de turbo-hélices De Havilland DHC-5 Buffalo, em operação no país desde 1965. A Embraer é uma das empresas na disputa pelo contrato com uma versão especial do jato multimissão KC-390.
Segundo o presidente da Embraer, Jackson Schneider, o KC-390 não só atende a proposta canadense, como também excede os requisitos. Para promover a aeronave, a fabricante divulgou uma imagem do modelo com as tradicionais cores do grupo de Busca e Resgate do Canadá, com uma vistosa pintura amarela de alta visibilidade.
Como explica a fabricante brasileira, o KC-390, que ainda está em desenvolvimento, tem todas as características para atuar em missões de salvamento. A aeronave tem grande autonomia, pode voar a baixa altitude e oferece grande disponibilidade e baixos custos de operação. Além disso, o jato também poderá ser equipado com sensores e radar de busca para atuar em missões de resgate tanto sobre terra como em áreas marítimas.
A aeronave militar da Embraer também vai contar com controles “fly-by-wire”, recurso que automotiza os comandos do avião e permite a tripulação ficar mais focada na missão.
Além da Embraer, também estão na disputa pelo contrato canadense as fabricantes Alenia-Aermacchi, com o C-27J Spartan, a Lockheed-Martin, que oferece a versão mais avançada do C-130 Hércules, e a Airbus, com o C-295. A empresa canadense Viking Air também oferece um versão avançada no veterano Buffalo. A decisão do Canadá deverá ser definida no início de 2016.
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RAPAZ DEI UMA CONFERIDA NOS CONCORRENTES, E O KC 390 APESAR DE ESTAR EM FASE FINAL DE DESENVOLVIMENTO PRA MIM TEM CHANCES CLARAS DE VENCER, CONTINUEM FAZENDO ESTE ÓTIMO TRABALHO EMBRAER E COM CERTEZA O KC SERA O AVIÃO DE MAIOR SUCESSO DE VOCES.
Só q quando ele levantar voo para salvamento,outro derá fazer o mesmo para salvar o tec-teco
Só parece.
Só não vence por questões políticas. Sem dúvida que é o melhor produto!
Não poderia essa proposta de negócio evoluir para uma proposta de parceria industrial tecnológica com a Bombardier, de onde a Embraer passaria uma licença de produção local do Kc 390 e a fabricante canadense transferiria tecnologia dos seu hidroaviões de combate a incêndio? Algo do gênero do acordo com a Saab? Quiça o desenvolvimento conjunto de uma nova aeronave, que seria de grande valor para os dois países, tanto nos lagos canadenses quanto nos rios e pantanais brasileiros?