A Republic Airlines deixou de ser a maior cliente do jato E175, da Embraer. Segundo relatório de entregas e pedidos da fabricante brasileira divulgado há pouco, a empresa aérea regional reduziu suas encomendas de 223 para 192 aeronaves.
A retirada de 31 aviões da empresa não é citada no comunicado enviado pela Embraer, mas o assunto deverá ser abordado durante a conferência de resultados que ocorrerá apenas na sexta-feira, 11 de novembro.
O E175 é atualmente o jato comercial mais vendido da Embraer em sua história, com 817 pedidos firmes, de 26 clientes, a maioria companhias aéreas regionais dos EUA, por ser o único avião em produção que atende às cláusulas de escopo que vigoram no país.
A Embraer entregou 10 jatos comerciais no 3º trimestre, nove deles do modelo E175, todos para a Skywest, que se tornou agora sua maior cliente.
E2 chegam a 247 pedidos firmes
A nova família E2, por outro lado, teve a entrega de apenas uma aeronave, um E195-E2 para a empresa de leasing Air Castle, que o havia negociado com a KLM Cityhopper. O jato foi o 1.700º E-Jet entregue pela Embraer desde 2004, quando o modelo entrou em serviço.
Se viu o backlog encolher com o E175, a empresa quase compensou essas perdas com novos pedidos do E195-E2. A ampliação do acordo com a Porter Airlines, do Canadá, adicionou 20 aeronaves à carteira.
Além disso, a Salam Air, do Omã, fechou um pedido de seis aeronaves em setembro, elevando o total de encomendas dos E2 para 247 unidades, 20 deles do E190-E2.
A Embraer pode ampliar esses números em breve, quando a Royal Jordanian assinar o contrato firme de compra de 10 E2 cujo o Memorando de Entendimento foi celebrado em outubro.
Veja a situação da carteira de pedidos da Embraer no 3º trimestre de 2022:
Modelo | Pedidos | Entregas | Backlog |
---|---|---|---|
E170 | 191 | 191 | 0 |
E175 | 817 | 714 | 103 |
E190 | 568 | 565 | 3 |
E195 | 172 | 172 | 0 |
E175-E2 | 0 | 0 | 0 |
E190-E2 | 20 | 17 | 3 |
E195-E2 | 227 | 39 | 188 |
Total | 1.995 | 1.698 | 297 |
Parabéns à embraer!