A LOT, maior companhia aérea polonesa, é uma parceira especial para a Embraer. Além de ter sido a cliente lançadora da família E-Jet em 2004, ao receber o primeiro E170, a empresa opera hoje uma frota de 40 aeronaves da fabricante brasileira, uma das maiores do mundo.
Mas, ao que parece, nem o longo relacionamento entre as duas empresas foi suficiente para que a LOT decidisse substituir os E-Jets de primeira geração pela família E2, como a Embraer tem proposto.
Ao menos é o que indica a Bloomberg, que afirmou que a companhia aérea polonesa está próxima de um pedido de até 60 aeronaves A220, da Airbus.
O jato comercial antes conhecido como CSeries tem sido uma pedra no sapato da Embraer por conta do seu imenso alcance e capacidade, mas no caso da LOT parecia pesar a favor da empresa brasileira o fato de que as tripulações e pessoal de terra da companhia estarem bem familiarizadas com seus jatos, o que se refletiria numa transição mais simples e barata.
Frota com todos os modelos E-Jet
Um dos fatores que pode pesar a favor da Airbus já é conhecido, uma possível unificação de frota. Isso porque outra possível derrotada caso o acordo seja fechado é a Boeing. A fabricante dos EUA é responsável por fornecer aeronaves 787 e 737 para a LOT, incluindo o modelo MAX.
Em suma, a companhia aérea polonesa até hoje não operou aviões da Airbus e opção pelo A220 poderia ser a ponta de lança de outros acordos por aeronaves da fabricante europeia.
A Bloomberg diz que o anúncio da encomenda pode ocorrer durante o Farnborough Airshow, que vai do dia 18 a 22 de julho na Inglaterra. Se confirmado, o negócio terá um efeito muito ruim para a Embraer já que não se trata de uma concorrência em que o cliente desconhece o serviço e o produto da empresa brasileira.
A LOT tem em sua frota nada menos que todos as versões de E-Jets: do E170, passando pelo E175 e E190 e terminando com o E195, o mais numeroso deles, com 15 aviões.
Infelizmente maus uma nova derrota da Embraer. Desta forma em curto espaço de tempo a empresa vai se ver fabricando apenas jatos executivos. Que medo enorme é este da Embraer fabricar jatos maiores. Vai acabar ficando para traz até da Rússia e da China se não acordar para a perigosa situação que esta se deixando ser levada.
Ja se adivinhava; Bolsonaro com seu apoio a Russia que espera que a Polonia faca?
Era de se esperar que agora que a POLONIA faz parte da otan ela fosse prestigiar uma aeronave de seus aliados, e não de um aliado da Rússia pois esta está sofrendo sanções e isto chegou ao Brasil.
Nossa, quanto asneira tive que ler. A escolha pelo A220 nada tem a ver com a situação geopolítica e, sim, com as aeronaves em questão. O A220 é um projeto mais moderno, é mais largo, tem mais capacidade e alcance, é mais versátil. E atende melhor o que as empresas aéreas querem nos dias de hoje. Os E2 são ótimas aeronaves mas fazem parte da categoria de jatos regionais.