O festival aéreo de Farnborough, na Inglaterra, é um dos eventos de aviação mais importantes do mundo, onde tradicionalmente fabricantes e empresas do setor mostram suas novidades para o público e, principalmente, a potenciais clientes. Para o evento deste ano, que será realizado entre os dias 11 e 17 de julho, a Embraer preparou a maior apresentação de sua história.
Pela primeira vez, a fabricante brasileira vai apresentar a maioria de seus produtos atuais em uma feira de aviação. Isso inclui as famílias de jatos executivos Phenom, Legacy, os modelos da linha E-Jet e o avião militar Super Tucano, que será apresentado na Europa pela primeira vez.
Mas essas não serão as principais atrações da empresa na Inglaterra: também serão realizadas as estreias internacionais do cargueiro militar KC-390 e, possivelmente, do primeiro protótipo de voo do jato comercial E190 E2.
“Ainda não temos certeza se o E2 poderá participar do evento. Para chegar a Farnborough é preciso atravessar o Oceano Atlântico, e isso não é tão simples”, contou Luiz Carlos Afonso, vice-presidente da Embraer Aviação Comercial, acrescentando que a aeronave começou a ser testada recentemente, durante apresentação à imprensa na fábrica da Embraer em Évora, em Portugal.
O espaço que a empresa brasileira vai ocupar no evento é semelhante ao que a Airbus e Boeing, as duas maiores fabricantes de aviões do mundo, ocupam tradicionalmente no festival britânico. Como a Embraer antecipou, suas aeronaves serão exibidas em um estande de 600 m².
Turnê europeia do KC-390
Jackson Schneider, presidente da divisão de aviões militares da Embraer, confirmou que o KC-390 vai realizar uma rápida turnê pela Europa, que deve durar pouco mais de duas semanas. Antes de voar para Farnborough, a aeronave será apresentada em Portugal e na sequência segue para o festival na Inglaterra.
“Ainda não temos a lista de países definidos, por que precisamos de uma série de autorizações para voar com o protótipo do KC-390 pela Europa. Mas teremos em breve”, contou Schneider, que até o momento confirmou somente a presença da aeronave na República Tcheca, um dos países parceiros industriais da Embraer no projeto.
A viagem do KC-390 a Europa pode concretizar a assinatura de acordos de compra por países que já firmaram cartas de intenção, como é o caso de Portugal e República Tcheca. Ainda no continente europeu, outros interessados no avião são as forças armadas de Itália e Suécia.
Viagem realizada a convite da Embraer
Veja também: Portugal ampla investimentos no Embraer KC-390
Alguém já parou pra pensar por que temos uma indústria nacional de aviões mas não temos uma indústria nacional de automóveis?
Embraer fica em São José dos Campos.
FNM ficava em Duque de Caxias.
Embraer foi gerada por militares. A FNM, por políticos e pela Alfa Romeo.
LÂMPADA DE DIÓGENES: provavelmente porque teria um custo elevado por anos, até o carro ter uma rede grande de autorizadas, fácil acesso a peças de reposição, e o principal de tudo que é o receio das pessoas de comprar um carro que ninguém sabe se é bom, se vai ter mecânica barata etc e etc.
forças armadas da suecia tem pretensão do super tucano e nós compramos o gripen deles.
O problema da EMBRAER era o mesmo da indústria automobilística genuinamente nacional: Credibilidade. A EMBRAER venceu esta etapa. A indústria automobilística genuinamente nacional foi matada pelas montadoras estrangeiras e os políticos pagos por ela ontem e hoje. Tínhamos uma arremedo de indústria automobilística genuinamente nacional na pessoa e empresa do visionário engenheiro João Amaral Gurgel. Creio que o grande Gurgel morreu de desgosto.
um grade e competente país o BRASIL…
basta darmos um fim nos vagabundos que NÓS elegemos…e estou falando de todos políticos de todos os partidos …pois todos são CORRUPTOS LADRÕES LESA PÁTRIA
Pelo que sei os avioes da embraer são apenas a parte estrutural, já o principal que é as turbinas e equipamentos eletrônicos são importados.
Tenho uma resposta simples para a sua pergunta Lâmpada de Diógenes. Se chama lobby! O principal percussor da indústria automobilística totalmente brasileira foi o Sr. Amaral Gurgel que teve o seu sonho destruído pela pressão das montadoras e falta de incentivo do governo e quebrou em poucos anos. Sei que seus carros eram feios e inseguros, porque claro eram os primeiros… hoje com o sucesso da empresa com certeza eles teriam evoluído… mas não vou entrar nesse mérito. Quem duvda é só pesquisar sobre a Gurgel.