Próximo cliente do C-390 Millennium, a Holanda anunciou em junho do ano passado a seleção da aeronave da Embraer para reequipar a frota da Real Força Aérea Holandesa. O acordo da compra planejada de cinco aviões, porém, ainda não foi formalizado. Mas isso não deve demorar.
Em contato com o AIRWAY, Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança, disse que “o processo de procura holandês é bastante robusto e tem várias etapas. Estamos em fase de negociação com o estado holandês e a expectativa é que seja concluído até o final deste ano, sempre respeitando o processo holandês”.
A escolha da Holanda pelo avião da Embraer é particularmente interessante pois está foi a primeira vitória do C-390 numa concorrência direta com seu principal rival, o Lockheed Martin C-130J Super Hercules. A encomenda holandesa tem como objetivo trazer um substituto para os quatro C-130H em serviço no país.
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Quando confirmou a seleção do C-390, o Ministério da Defesa da Holanda informou que pretendia receber os aviões brasileiros a partir de 2026. O modelo escolhido pelos holandeses usará a designação C-390M.
Parceiros estratégicos do programa C-390, Argentina e República Tcheca ainda não devem aparecer entre os compradores do avião da Embraer, segundo o Costa Junior. “Temos conversas com ambos os parceiros. São países onde o C-390 poderia operar, teria aplicação nas força aéreas dos dois países. Sem dúvida nenhuma, a Embraer está muito conectada com esses parceiros, buscando no melhor momento penetrar com o C-390 nesses países.”
Fora a seleção da Holanda e os 19 pedidos firmes da Força Aérea Brasileira, o Embraer C-390/KC-390 também foi encomendado por Portugal (cinco aeronaves) e Hungria (dois aviões).