Se o Phenom 300 é o jato executivo leve mais vendido do mundo, seu irmão menor, o Phenom 100, há muito sofre com a dura concorrência de fabricantes como Cessna e Honda.
Após um início de carreira arrasador no final dos anos 2000 quando chegou a ter 100 aeronaves entregues em apenas um ano, o jato executivo super leve da Embraer perdeu ritmo e no ano passado teve apenas sete unidades enviadas aos clientes.
Nesse meio tempo, além da tradicional concorrência dos modelos Citation, a Embraer ganhou a competição do HondaJet que em oito anos no mercado acumulou 226 aeronaves entregues.
A resposta da fabricante brasileira veio em 9 de outubro, dias antes da abertura da NBAA-BACE, maior evento de aviação executiva do mundo. Trata-se da versão Phenom 100EX.
TAP Air Portugal turns the corner in the consolidation movement of European airline groups
O novo jato executivo recebeu várias melhorias técnicas para voltar a atrair clientes. Entre eles estão uma cabine mais sofisticada e versátil, que ganhou um novo painel superior touch screen, mesas de trabalho mais amplas e uso de materiais sustentáveis.
O Phenom 100EX também passou a contar com mais um assento, no toalete, apto a ser usado em pousos e decolagens. Em configuração normal, o jato pode levar cinco ocupantes, além do piloto.
Para ganhar mais espaço, a Embraer também tornou o cockpit aberto, sem divisórias, o que permitiu mais espaço para as pernas dos pilotos.
Novas entregas disponíveis a partir de 2025
Na parte de aviônicos, o jato passou a contar com o sistema Prodigy Touch, baseado na suíte Garmin 3000. Além disso, um radar FlightStream 510, com varredura 3D, foi introduzido para prever relâmpagos, granizo e outras situações de risco.
Por fim, o Phenom 100EX é equipado com o sistema Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS), que auxilia os pilotos durante o pouso.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Estamos orgulhosos em anunciar o Phenom 100EX, uma aeronave projetada para oferecer excelência, conforto superior e tecnologia disruptiva que aprimora a segurança”, afirmou Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Esse produto redefine a experiência de voo no segmento entry-level, oferecendo conforto aprimorado, mais recursos para os pilotos e aumentando a proposta de valor para os nossos clientes”.
A Embraer afirmou que toda a produção de 2024 da versão já foi vendida e que as próximas entregas estão disponíveis a partir de 2025. A empresa, no entanto, não revelou números.