A Embraer anunciou, no início desta segunda-feira, 16, ter fechado uma nova venda de 15 jatos E195-E2 para um cliente não revelado.
O acordo teria sido assinado no ano passado já que será incluído na carteira de pedidos da fabricante nos dados relativos ao 4º trimestre de 2022. A encomenda é avaliada em US$ 1,17 bilhão em valores de lista, ou US$ 78 milhões por aeronave.
A identidade do cliente deve ser revelada nos próximos meses apenas, mas existiam vários potenciais compradores, sobretudo na Ásia, onde a Embraer recentemente fez uma tour com o E195-E2.
Empresas aéreas no Japão, China, Índia, Vietnã e Cingapura podem ser consideradas nessa lista, assim como algumas europeias como a Lufthansa, que admitiu conversas com a empresa brasileira no passado.
Há também a hipótese de ser um um atual operador, com planos de expandir sua frota, como ocorreu recentemente com a Binter Canarias, que encomendou mais cinco E195-E2 e não teve seu nome revelado de início.
Seja qual for o cliente, o anúncio reforça a importância da variante E195-E2, a maior da família E2, capaz de transportar até 146 passageiros. O modelo é o que mais sofre concorrência do A220, mas tem conseguido novos pedidos nos últimos meses, como o da Porter Airlines, do Canadá, que terá 50 deles em serviço no futuro.