A Embraer revelou uma imagem de um jato comercial E190-E2 em versão militar durante a KADEX, feira de defesa realizada de 2 a 6 de outubro de 2024 em Gyeryongdae, Coreia do Sul.
A fabricante brasileira não fez qualquer divulgação a respeito da variante para “Missões Especiais”, mas entende-se que a aeronave serviria de plataforma para múltiplas tarefas como Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), patrulha marítima (MPA) e de Alerta Aérea Antecipado (AEW),entre outras.
O E190-E2 é o modelo intermediário da família E2, com capacidade para cerca de 114 passageiros e um comprimento de 36 metros. A aeronave possui uma autonomia aprimorada graças às asas feitas sob medida e os eficientes motores Pratt & Whitney GTF.
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Ou seja, o jato poderia assumir missões que hoje são realizadas por aeronaves como jatos executivos (Global 6500 e o Praetor 600), menos capazes, e comerciais como o Boeing 737NG (P-8A Poseidon e E-7 Wedgetail), cujo custo é elevado.
#Brazil‘s @embraer quietly shows off a concept image of a militarised E190-E2 narrowbody jet configured for special missions including airborne ISR, maritime patrol etc. Briliant move, targeting the gap between the usual business jets and 737/A330-sized platforms. #KADEX2024 pic.twitter.com/MKP0LNz4Xo
— Kelvin Wong (@PENxSWORD) October 4, 2024
Experiência com outras aeronaves
Não é a primeira vez que a Embraer menciona o E190-E2 militar. Há quase um ano, o CEO de Defesa e Segurança João Bosco da Costa Filho revelou que a empresa avaliava uma versão de patrulhamento marítimo, segundo a Aviation Week.
A escolha do E190-E2 para servir como plataforma para missões especiais, no entanto, contrasta com outra proposta feita pela Embraer e que utiliza o cargueiro militar C-390 Millennium, mais pesado e com características diferentes de performance.
Para a Embraer, oferecer variantes militarizadas de seus aviões civis não é exatamente algo novo. Desde o pioneiro EMB-110 Bandeirante, a empresa brasileira transformou vários tipos em modelos militares.
Um dos mais proeminentes é o ERJ 145 AEW, uma aeronave de alerta aéreo antecipado que também possui uma versão de reconhecimento e de patrulha marítima.
Há ainda o “Sea Sultan”, uma aeronave de patrulha marítima e guerra submarina que está sendo desenvolvida pela Marinha do Paquistão usando como plataforma Lineage 1000, uma versão executiva do E190 de primeira geração. Nesse caso, o projeto não conta com suporte da Embraer.