A Embraer não pretende lançar nenhum novo avião no mercado em 2024 e 2025. Em vez disso, a fabricante brasileira de aviões deverá focar em melhorar seus resultados financeiros, disse seu CEO, Francisco Gomes Neto, à Reuters.
“Acho que daqui a dois anos poderemos falar em novos aviões para a Embraer”, afirmou Gomes Neto, sem citar um modelo ou categoria.
A Embraer atualmente desenvolve a família Energia de aeronaves com propulsão híbrida-elétrica, mas o primeiro produto só deverá chegar ao mercado por volta de 2030.
Até o ano passado, a companhia anunciava a pretensão de lançar um turboélice de passageiros de nova geração com 70 a 100 assentos, masteria abandonado o projeto em face da falta de um motor adequado.
Além disso, o mercado de aeronaves comerciais está no começo de uma transição tecnológica, voltada a eliminar as emissões de poluentes e a nova aeronave poderia acabar se tornando obsoleta rapidamente, dependendo da configuração escolhida.
Meta de entregas para 2024 pode chegar a 80 aeronaves
Há um outro produto em compasso de espera, o E175-E2, menor jato da família E2, mas que não possui pedidos após as empresas aéreas dos EUA e os sindicatos de pilotos não terem alterado as cláusulas de escopo que impedem a operação de aviões com mais de 39 toneladas de peso máximo de decolagem.
Ao mesmo tempo, a Embraer tem aproveitado a ausência de competidores no mercado regional norte-americano para continuar vendendo a primeira geração do E175, o qual responde por 86% das aeronaves de 70 a 90 assentos, segundo Arjan Meijer, CEO da divisão de avição comercial.
Gomes Neto também falou sobre a expectativa de crescimento das receitas em 2024, que pode chegar a 20%. A meta de entrega de aeronaves comerciais pode atingir 80 jatos no ano que vem, além de 140 jatos executivos, afirmou ele, lembrando que não se tratam de números oficiais.
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Em 2023, a Embraer trabalha com uma meta de entregar de 65 a 70 jatos comerciais, um aumento em relação a 2022, quando foram entregues 57 aeronaves.
Talvez seja o caso da EMBRAER reprojetar o E175-E2 para atender as cláusulas de escopo