A Embraer estará presente na Exposição Internacional Aeroespacial do Japão, que acontece entre esta quarta-feira (16) e o próximo sábado (19) em Tóquio.
A empresa brasileira apresentará modelos e soluções das aviações comercial e de defesa. Entre os destaques da Embraer na mostra japonesa estão a família de E-Jets, o jato multimissão C-390 Millennium e as soluções de mobilidade aérea da Eve Air Mobility, subsidiária criada para desenvolvimento e fabricação de aeronaves eVTOL.
“Estamos honrados em participar desta edição da Exposição Internacional Aeroespacial do Japão”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “O Japão é um mercado importante para nós e conta com uma grande frota de E-Jets. Queremos contribuir ainda mais para o setor aeroespacial do país.”
A Embraer tem hoje 47 E-Jets de primeira geração em operação no Japão, voando pela Japan Airlines e pela Fuji Dream Airlines que conectam mais de 30 cidades. A disponibilidade média dos jatos da Embraer é de 99,83%, com utilização em até sete voos por dia e tempo médio de retorno de 30 minutos.
Para os próximos 20 anos, a fabricante projeta uma alta demanda no país para aeronaves do segmento de até 150 assentos, impulsionada pela substituição de aeronaves mais antigas e pelo redimensionamento da frota de narrowbodies de maior porte.
Família de aeronaves E175 e E-Jets E2 ganham melhorias
O E175 chega à mostra japonesa com melhorias já presentes no E2, entre elas compartimentos superiores maiores, iluminação ambiente diferenciada, novos assentos Recaro e conectividade via satélite, com as bandas Ku e Ka disponíveis até 2026.
Além disso, há atualizações nas soluções de transferências de dados e o radar meteorológico, este com detecção e alerta de turbulência, detecção preditiva de vento e varredura volumétrica 3D.
A família E2 também ganha evoluções, como desempenho aprimorado no uso de combustível, menos emissões de ruído e de CO2, alcance estendido, melhoria do tempo de asa do motor e otimizações da cabine.
O Sistema E2 de Decolagem Aprimorada (E2TS, na sigla em inglês) foi aprimorado para melhorar a performance na decolagem, reduzindo a extensão de pista necessária e facilitando a operação dos pilotos, além de resultar em mais carga útil e mais alcance em aeroportos com restrições operacionais significativas. C-390 Millenium e eVTOL Eve-100 também participam
Outro destaque da Embraer é a plataforma de transporte tático militar multimissão C-390 Millennium, que pode transportar até 26 toneladas de carga, com velocidade de 470 nós, e tem sistemas de última geração e habilidade para operar em pistas não pavimentadas.
Entre os usos do C-390 estão transporte de cargas, missões humanitárias, evacuação aeromédica, controle de desastres e reabastecimento aéreo.
Por fim, a Eve Air Mobility, como um membro do Comitê Público-Privado de Mobilidade Aérea Avançada do Japão e trabalhando em regulações e políticas de mobilidade aérea avançada no país, terá posição de destaque na exposição.
A subsidiária, que fabricará o Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical (eVTOL, na sigla em inglês) em Taubaté (SP), será a primeira empresa a utilizar o sistema elétrico de propulsão desenvolvido pela Nidec Aerospace, uma joint venture formada pela japonesa Nidec Corporation e a própria Embraer.
A Eve Air Mobility tem grande interesse no mercado japonês. A AirX – maior empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão – fechou 10 pedidos firmes do eVTOL Eve-100, além de direitos de compra de outras 40 aeronaves.