A Embraer não teria conseguido expandir o número de jatos comerciais entregues no 2º trimestre, segundo dados levantados por Air Data News.
A quantidade de entregas pode ter ficado entre 17 e 18 aeronaves, dependendo de como a empresa registrou o envio de um E195-E2 para a Azul Linhas Aéreas na virada do semestre.
Há registros de que sete E175, quatro E190-E2 e seis E195-E2 foram entregues entre abril e junho.
Se for confirmado, é o mesmo número do segundo trimestre de 2023, mas naquela época a Embraer entregou mais jatos E1 do que E2 (10 e 7, respectivamente).
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Dos sete 175, cinco foram entregues à Envoy Air, que opera sob a bandeira da American Airlines. A Horizon Air (Alaska Airlines) e a Republic Airlines (United Express) receberam uma aeronave cada.
O E195-E2 segue empatado com o E175 em aviões entregues. A Embraer enviou quatro jatos para a canadense Porter Airlines, seu maior operador, além um avião para a Azul e outro para a Binter Canarias.
Há muito tempo sem novas entregas, o E190-E2 teve quatro aeronaves enviadas aos clientes. Dois seguiram para a estreante Scoot, de Cingapura, e dois para a Royal Jordanian, que já havia recebido dois E195-E2 no começo do ano.
No primeiro semestre, a Embraer teria entregue 24 aeronaves comerciais. Um terço delas, no entanto, foram entregues em junho, o que pode indicar um crescimento na produção nos próximos meses.
Assim como Boeing e Airbus, a empresa brasileira também passa por dificuldades na cadeia de fornecimento, sobretudo pelo motor GTF, da Pratt & Whitney.