Embraer teria entregue ao menos 15 jatos comerciais no 3º trimestre de 2024

Registros apontam que fabricante de aviões concluiu a entrega de 11 modelos E2 e quatro E175 entre julho e setembro. Meta de 2024 é entregar ao menos 72 jatos
Até setembro apenas quatro dos 13 E195-E2 haviam sido entregues à Azul
Até setembro apenas quatro dos 13 E195-E2 haviam sido entregues à Azul

A Embraer entregou ao menos 15 aeronaves comerciais no 3º trimestre de 2024, segundo registros do Planespotters. Se for confirmado pela empresa, será o mesmo número obtido entre julho e setembro do ano passado.

Os dados se referem a aeronaves que efetivamente voaram para seus clientes e incluem jatos até o dia 1º de outubro que normalmente são considerados entregues mesmo antes de deixarem as instalações da Embraer.

De acordo com nosso levantamento, teriam sido dois E190-E2 (um para a Scoot e outro para a Royal Jordanian), quatro E175 (três para a Republic e um para a Skywest) e nove E195-E2, dos quais cinco seguiram para a Porter Airlines, dois para a LOT e outros dois para a Azul.

Possíveis entregas de aeronaves da Embraer no terceiro trimestre de 2024 (ADN)

Na soma de janeiro a setembro, a Embraer teria entregue ao menos 41 aviões comerciais, ligeiramente acima do resultado de 2023, quando foram entregues 39 jatos.

Vale lembrar que os números oficiais, que serão divulgados em 18 de outubro, podem variar já que algumas aeronaves podem não ter sido rastreadas.

Problemas com a cadeia de suprimentos

Com pouco mais de 40 aeronaves entregues em nove meses, restará à Embraer acelerar as entregas no último trimestre, tradicionalmente quando há mais envios aos clientes.

Mas atingir a meta para 2024 será um desafio e tanto já que a Embraer estabeleceu um meta mínima de 72 aeronaves enquanto a meta otimista é chegar a 80 jatos entregues.

Ou seja, seria preciso entregar ao menos 30 jatos nos próximos meses para superar os números de 2023 com alguma folga.

Jato E175 da United Express operado pela Skywest (Embraer)
Jato E175 da United Express operado pela Skywest (Embraer)

Acredita-se que os resultados menores do que o esperado estejam relacionados aos persistentes problemas com a cadeia de suprimentos, que afetam toda a indústria.

Em recente declaração, o CEO da Azul Linhas Aereas, John Rodgerson, disse à Reuters que o plano de adicionar 13 jatos E195-E2 à frota antes do Natal já foi abandonado.

Até a semana passada, apenas quatro deles haviam sido entregues e Rodgerson citou a dificuldade da Embraer em resolver a falta de componentes.

A Azul tem 24 E2 em serviço, a segunda maior frota da aeronave de próxima geração, só atrás da Porter, que no momento opera 42 E195-E2.

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