O último teste de certificação do jato E190-E2 analisou o comportamento dos sistemas da aeronave em pista molhada, fase conhecida como “teste de spray”. Os três dias de ensaios, realizados na semana passada, foi conduzido na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e monitorado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Durante o teste o E2 passou por uma camada de 19 mm de água parada com motores em plena aceleração, metade inversa, ocioso e em velocidades variadas. Segundo a Embraer, os resultados dos ensaios não revelaram degradação nos sistemas da aeronave ou no desempenho dos motores, aparelhos de medição de velocidade e altitude e APU (Unidade Auxiliar de Energia, o “gerador elétrico” do avião).
O teste de spray foi realizado com o E190-E2 em situações de decolagem, rejeição de decolagem e pouso. Anteriormente, a Embraer já havia testado a resistência do novo jato comercial ao gelo e contra raios.
De acordo com o cronograma da fabricante brasileira, a nova geração do E190 deve ser certificada até o final deste ano, liberando a empresa para entregar as primeiras unidades da aeronave. O primeiro modelo da série E-Jets 2 está programado para entrar em operação no primeiro semestre de 2018, com a companhia Widerøe, da Noruega.
A campanha de testes de certificação do E190-E2 envolve quatro protótipos, sendo um com cabine completa, necessário para a realização de testes de conforto e evacuação de passageiros. Os testes da família E2 ainda vão envolver dois protótipos do E195-E2 (um já foi construído) e mais três do E175-E2.
Os jatos da Embraer são os mais vendidos no mundo na categoria para até 130 passageiros. Desde 2001, a fabricante já vendeu mais de 1.300 aeronaves desse tipo.
Veja mais: Airbus A350-1000 voa até a Bolívia para testes em grandes altitudes