A Embraer conseguiu entregar 19 aeronaves comerciais a seus clientes no 2º trimestre de 2024. Foram dois jatos a mais do que as unidades encontradas por um levantamento de Airway no período, graças a um segundo E195-E2 enviado para a Azul e um E175 da Overland Airways.
Entre abril e junho foram entregues oito E175 sendo cinco para a American Airlines/Envoy, um para a Republic/United e um para a Alaska/Horizon, além do segundo jato da Overland Airways, da Nigéria.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Embraer entregou quatro E190-E2 para a arrendadora Azorra, que repassou duas aeronaves para a Royal Jordanian e duas para a Scoot, de Cingapura.
Já o E195-E2 teve sete aviões entregues, com quatro unidades para a Porter Airlines, uma para Binter Canarias e dois para a Azul. Um deles acabou chegando à companhia aérea brasileira apenas em julho, um dos motivos de não ter sido incluído em nossa pesquisa.
Carteira no mesmo nível
No trimestre, a fabricante brasileira registrou apenas o pedido feito pela estatal Mexicana de Aviación, que adquiriu 10 E195-E2 e 10 E190-E2.
Com a adição, o total de encomendas da família E-Jet chegou a exatos 2.200 aeronaves dos quais 1.918 são da geração E1 e 326 da E2. Destes, 382 aviões estão pendentes de entrega, praticamente o mesmo nível do primeiro trimestre.
Em valores, a carteira de pedidos da aviação comercial cresceu 2% em relação ao primeiro trimestre e 40% em relação ao segundo trimestre de 2023, atingindo US$ 11,3 bilhões.