A Turkish Aerospace Industries (TAI) tem assombrado o setor aeroespacial com seu portfólio de aeronaves militares. A fabricante estatal da Turquia não só desenvolve projetos avançados como o faz em paralelo, algo que nem mesmo os Estados Unidos têm conseguido.
Assim como a Embraer no início da sua história, a TAI hoje cumpre o papel de fornecer aeronaves importantes para as forças armadas do país assim como abrir possíveis mercados de exportação.
Para isso a Turkish Aerospace tem em seu portfólio um caça de 5ª geração, chamado provisoriamente de TF-X (o nome oficial deve ser revelado em 1º de maio), um caça leve de ataque e treinamento que acabou de realizar o primeiro voo (Hürjet) e um helicóptero de ataque pesado, da classe do americano Apache e do russo Mi-28.
É justamente esse helicóptero que causou supresa dias atrás ao voar pela primeira vez. Batizado como T929 ATAK 2, o veículo aéreo anti-tanque ainda era inédito há uma semana. Em 24 de abril, a TAI divulgou as primeiras imagens da aeronave em testes dentro de um hangar.
Na sexta-feira, 28 de abril, a agência de defesa da Turquia divulgou um vídeo do voo inaugural de um demonstrador de tecnologia, um helicóptero ainda incompleto, mas equipado com o necessário, ou seja, motores, sistemas e eixo de transmissão e de voo.
A despeito de um canhão e sensores aparecerem instalados, eles seriam apenas maquetes, segundo a mídia local.
İstanbul’daki TEKNOFEST coşkusuna Ankara’dan müjdeli bir selam ile katılıyoruz 👋
Ağır Sınıf Taarruz Helikopterimiz ATAK-2 ilk kez havalandı.@TUSAS_TR ve katkıda bulunan tüm paydaşlarımızı tebrik ediyoruz. 👏 🚁 pic.twitter.com/DIVSsEWxgZ
— Ismail Demir (@IsmailDemirSSB) April 28, 2023
Entrada em serviço em 2025
O ATAK 2 é um helicóptero de ataque genuinamente desenvolvido na Turquia a partir de um requerimento lançado em 2019, portanto, há cerca de quatro anos. Com cerca de 10 toneladas, a aeronave utiliza dois motores TV3-117VMA-SBM1V-01T produzidos pela empresa ucraniana Motor Sich.
Eles são derivados de um motor russo da Klimov, mas considerados mais eficientes e duráveis.
O T929 será equipado com um canhão de 30 mm e poderá transportar cerca de 1.500 kg de armamento em 6 pilares sob as asas.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Entre os armamentos previstos estão mísseis não guiados e guiados de 70 mm, antitanque e até ar-ar.
O Exército turco deve receber os primeiros exemplares de série já em 2025 e diante do avanço veloz da TAI isso não parece impossível.