A Embraer voltou a realizar um tour por países do Sudeste Asiático com seu jato de demonstração “Tech Lion”, um E195-E2 configurado com vários layouts de cabine.
A aeronave de pintura única deixou o Brasil em 15 de setembro e, após algumas apresentações no Oriente Médio, pousou em Singapura em 21 de setembro, onde permaneceu por cinco dias.
Na terça-feira 26, o E195-E2 de matrícula PR-ZIQ decolou em direção a Kuala Lumpur, capital da Malásia, onde permanecia até esta quinta-feira.
Os dois países têm uma importância grande para a Embraer já que são de lá dois dos novos clientes da família E2, a low-cost Scoot, pertencente à Singapore Airlines, e a estreante SKS Airways, da Malásia.
Os executivos da SKS, por sinal, participaram de um voo de demonstação com a aeronave na quarta-feira. A companhia aérea fechou um leasing de 10 E195-E2 com a Azorra Aviation e receberá o primeiro jato já em janeiro de 2024.
A companhia aérea fará voos a partir do Aeroporto de Subang, na região central de Kuala Lumpur, e que está sendo reformado pelo governo malaio para ser uma base de voos regionais e baixo custo.
Serviços de manutenção
A maratona da Embraer na região não envolve apenas seus produtos, mas também contratos de serviços, como ocorreu em 26 de setembro quando a Scoot fechou um acordo com a empresa brasileira para participar do Programa Pool.
O serviço envolve a manutenção das aeronaves E190-E2 incluindo até 300 componentes. O suporte da fábrica permite que a companhia aérea não tenha que manter estoques nem mão de obra especializada disponível em caso de alguma pane.
Nesta quinta-feira, a Embraer ampliou uma parceria com a SIA Engineering Corporation (SIAEP), que presta serviços de MRO (manutenção, reparo e revisão) para os jatos E1 desde 2017.
A unidade baseada nas Filipinas passará a prover serviços também para a família E2, tornando a operação dos novos jatos mais atraente na região.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A presença da Embraer no Sudeste Asiático ainda rendeu a assinatura do primeiro acordo visando a Mobilidade Aérea Urbana na Coreia do Sul.
A Moviation, primeiro provedor de serviços do tipo no país, se comprometeu a adquirir a solução de gerenciamento de tráfego aéreo urbano (Urban ATM) da Eve, subsidiária que produzirá os eVTOLs do grupo.