As forças aéreas da Coreia do Sul (ROKAF) e dos Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram em 15 de abril um acordo de cooperação que inclui o caça KF-21 Boramae, entre outros programas.
A cerimônia ocorreu em Gyeryong, na Coreia do Sul e contou com a visita do Major-General Rashed Mohammed A. Al Shamsi, comandante da Força Aérea e da Defesa Aérea dos Emirados Árabes Unidos.
Follow Air Data News: WhatsApp | Google News | Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook
Al Shamsi voou a bordo do KF-21 de dois assentos além de assinar uma carta de intenção que prevê uma “cooperação abrangente” no jato de combate da Korean Aerospace Industries (KAI).

Pelo acordo, a Força Aérea dos Emirados poderá observar os exercícios aéreos envolvendo o KF-21 e visitar unidades sul-coreanas que operarão o caça, informou a Força Aérea da Coreia do Sul.
O novo caça de geração 4.5 desenvolvido localmente já está em produção em massa e deve entrar em serviço na ROKAF no final de 2026.

O interesse dos Emirados Árabes Unidos surge em meio a um possível ruptura da parceria entre a Coreia do Sul e a Indonésia. O país possui uma participação no KF-21, mas não tem realizado os pagamentos previstos em contrato.
Os Emirados têm buscado adquirir mais caças e tem hoje um acordo para 80 Dassault Rafale. Hoje a força aérea opera caças F-16 e Mirage 2000, mas chegou a negociar um pedido de F-35 que acabou pausado desde 2021.
Embora não seja um caça furtivo, o KF-21 tem variantes mais avançadas previstas pela KAI.